O casal Isolde e Elói Bohnenberger, e suas filhas são moradores da comunidade de Taipa Alta, Iporã do Oeste. Conforme o produtor, a produção de melado foi uma atividade herdada dos seus pais.
Ele cita que são várias etapas até a produção do melado em si, como o plantio da cana, o corte, a limpeza, a moagem e o cozimento da garapa por cerca de três horas, e ainda o resfriamento.
A parte verde da cana serve de pasto para o gado e o bagaço após a moagem é usado como adubo na roça. Elói destaca que com o tempo e a prática o produtor acaba identificando o ponto certo de cada etapa da produção, a exemplo do momento de tirar a garapa do cozimento para esfriamento do melado.
A família conta com um motor elétrico para a etapa do resfriamento, o que anteriormente era feito de forma manual.
O melado é produzido principalmente no inverno, e para sua melhor conservação, a orientação é manter o produto resfriado.
A produção de melado é vendida para vizinhos e familiares. A esposa Isolde Bohnenberger conta que o melado é consumido no pão, e também usado na confecção de panificados diversos, como bolacha.
A agricultora cita que o produto, feito de forma orgânica, traz vários benefícios para a saúde.
Rico em ferro, o melado previne anemia e é bom para o coração. Contém cobre, que contribui para a absorção e uso adequado de ferro no corpo, além de auxiliar na saúde da pele e do cabelo. Também é rico em cálcio e magnésio, que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos, sendo uma boa opção de consumo para quem sofre com a osteoporose e outras doenças ósseas.
Outros nutrientes do derivado da cana são o potássio, que ajuda no funcionamento dos sistemas neurológico, cardiovascular, digestivo e nervoso e ainda é um antioxidante eficiente na prevenção de doenças cancerosas.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho