Durante a manhã de sexta-feira, o Chefe da Defesa Civil do Estado, coronel João Batista, esteve em Iporã do Oeste, onde visitou pontos danificados pelo temporal e anunciou kits para instalação de novas pontes.
À tarde, acompanhado da comitiva do governador Carlos Moisés, o coronel esteve também em Descanso e Belmonte.
Coronel João Batista comenta que recebeu dos municípios o levantamento detalhado dos prejuízos, para a partir disso, tratar da liberação de auxílios.
O chefe da Defesa Civil afirma que pelo fato do governador ser egresso dos bombeiros, e já ter atuado na coordenação da Defesa Civil, se sensibiliza e se compromete com a causa.
O coronel chamou atenção para os vários gestos de solidariedade de toda região, em auxílio aos municípios de Descanso e Belmonte, para reconstrução das residências e estabelecimentos danificados, a arrecadação e entrega de donativos as famílias atingidas.
Na coletiva de imprensa realizada durante a tarde desta sexta-feira em Belmonte, o governador Carlos Moisés disse que a vinda da comitiva a região objetiva inicialmente trazer solidariedade as famílias atingidas.
A comitiva sobrevoou a região afetada, o que segundo o governador, junto com as imagens de satélite, vai possibilitar uma análise mais detalhada dos estragos e do fenômeno que os causou.
Em Belmonte foram mais de 200 casas e em Descanso mais de 300 residências danificadas.
Moisés enfatizou o trabalho realizado pelas equipes municipais da Defesa Civil, que já encaminharam os pedidos de decreto de situação de emergência de Descanso e Belmonte.
Ele anunciou que um plano está sendo elaborado para viabilizar a recuperação dos municípios atingidos, mas não repassou mais detalhes.
Ainda durante a coletiva, o governador se mostrou confiante quanto ao enfrentamento da pandemia, com ações no momento, voltadas a realidade de cada região.
Para o prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani, diante de toda dificuldade que o município vem passando, é preciso valorizar os gestos de solidariedade que os belmontenses têm recebido, tanto em doações como em prestação de serviço para reconstrução dos danos.
O prefeito afirma que a vinda da comitiva do governador traz uma confiança maior de que o estado está atento ao que acontece também nos municípios pequenos, e disposto a auxiliar.
Bressiani comenta que no final de semana deverá chegar ao município o material destinado pela Defesa Civil, como telhas e cestas básicas.
O prefeito lembra que o auxílio não será com recursos, mas sim, ajuda humanitária. Ele comenta que o auxílio financeiro será tratado com o governo do estado a partir de segunda-feira, e as expectativas quanto a isso são positivas, levando em conta a conversa realizada com a comitiva nesta sexta-feira.
Conforme o secretário de Administração, Paulo Lauxen, as telhas anunciadas pela Defesa Civil são destinadas para as residências danificadas. Para os espaços públicos, o secretário destaca que o governador se comprometeu em também auxiliar financeiramente.
Além de casas e empresas, o temporal causou estragos nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, prefeitura, garagem, academia da saúde na praça e estádio municipal. Lauxen cita que o prejuízo estimado é de R$ 2,5 milhões de reais.
O secretário afirma que a prioridade é a reconstrução das casas, o restabelecimento da água e luz as famílias, e depois o município irá tratar da reconstrução dos espaços públicos, para os quais, ele diz que a expectativa era de anúncio imediato de auxílio pelo estado.
Das mais de 300 casas atingidas, Lauxen cita ainda que cerca de 46% possuem seguro.
Confira a coletiva de imprensa concedida pelo governador:
Fonte: Portal Peperi
Colisão frontal deixa duas pessoas feridas na BR-163, em Guarujá do Sul
Assemit defende liberdade em nota contra suposta lista de boicote de empresas de Itapiranga
Projeto Legislativo na Escola apresenta demandas ao Executivo de Itapiranga
Barra Bonita terá mutirão para castração de 112 cães e gatos em novembro
“Meu governo é de direita e espero ser atendido pelo governo federal”, afirma Zanardi
Beto Ruschel leva projeto de música e literatura a quatro escolas de SMO
PRF inicia Operação Finados nesta sexta com reforço na fiscalização em SC
Família é mantida refém em quarto durante assalto em Maravilha
Motocicleta furtada em Campo Erê é recuperada em Francisco Beltrão
Operação contra o PCC cumpre mandados em SMO e outras cidades de SC
Mulher aciona botão do pânico após ter casa arrombada em SMO
Guaraciaba convida população para discutir prioridades da educação municipal