A exposição de animais em feiras exige uma preparação prévia para garantir o bem estar animal. De acordo com o Médico Veterinário de Tunápolis e Responsável Técnico da 14ª Efacitus, Eduardo Dotto, a partir do momento da homologação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho de Medicina Veterinária (CRMV), o profissional contratado é o responsável por garantir o bem estar animal.
Ele enfatiza que esse processo já inicia na avaliação morfológica para atestar se eles apresentam condições para a exposição, bem como com a conferência dos exames obrigatórios e demais documentações. Depois do alojamento nas baias, o Responsável Técnico também tem o dever de garantir o conforto e o bem estar durante todos os dias de confinamento. Caso surja algum quadro clínico, o profissional também deve prestar o atendimento veterinário ou encaminhar o animal para outro receber a assistência necessária.
As regras se aplicam para pequenos e grandes animais como cães, gatos, pássaros, peixes, coelhos, ovinos e bovinos, observando as especificidades de cada espécie. De acordo com o veterinário, Eduardo Dotto, o objetivo final é de garantir que todos os animais estejam em perfeitas condições de saúde e sem a presença de endoparasitas, ectoparasitas ou doenças infectocontagiosas. Ele pontua que o trabalho do Responsável Técnico só termina depois do encaminhamento seguro dos animais de volta para as propriedades.
Matérias relacionadas
- 14ª Efacitus é confirmada para setembro em Tunápolis
- Com novidades, Tunápolis lança oficialmente a 14ª Efacitus
- Ingressos para os shows da 14ª Efacitus já estão disponíveis
Fonte: Portal Peperi
Internacional sai na frente, mas Flamengo busca empate no Beira-Rio
Tarifa dos EUA pode atingir 72% das exportações de SC, aponta estudo
Procon de SMO esclarece que não recebe denúncias de violência doméstica
Praça de São José do Cedro recebe melhorias para ampliar lazer e convivência da comunidade
Delegado alerta para sinais de violência contra a mulher e reforça prevenção ao feminicídio
Itapiranga possui sete idosos institucionalizados por abandono e negligência de familiares
Itapiranga terá parcerias na exposição de animais na Efrait
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022
Mais de 3 mil imóveis seguem sem energia após temporal no Vale do Itajaí
Brasil registra mais de 27 mil mortes em acidentes de trabalho em dez anos