A vereadora Cris Zanatta (PSDB) protocolou, na sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, o Requerimento de Informação nº 30/2025, solicitando uma série de esclarecimentos ao Executivo municipal sobre a aquisição de uma sala no Edifício Andrômeda. O espaço será destinado à futura sede do Procon Municipal.
A principal dúvida da parlamentar diz respeito à origem dos recursos utilizados na compra. Caso o valor tenha sido retirado do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, ela pede que a Prefeitura envie a ata da assembleia que autorizou o uso dos recursos, além da aprovação formal do Comitê Gestor responsável.
Além disso, a vereadora questiona o valor estimado para a reforma do imóvel e quer saber qual será a fonte de financiamento da obra. Outro ponto levantado diz respeito ao compartilhamento do espaço com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) e o PAV (Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal). Para isso, ela pede cópias dos convênios firmados, a ata da reunião que deliberou sobre o uso conjunto e informações sobre quem arcará com as despesas condominiais referentes a esses serviços.
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de São Miguel do Oeste afirmou que a aquisição da sala segue princípios de planejamento estratégico e transparência. De acordo com a Procuradoria-Geral do Município, o investimento foi autorizado por lei aprovada pela própria Câmara (Lei nº 8.358, de 09 de julho de 2025), e os recursos são provenientes do superávit financeiro do ano anterior, já disponíveis no caixa municipal.
O Executivo destacou ainda que a aprovação do projeto passou por debate no Legislativo e que transformar o aluguel em patrimônio público é uma forma de aplicar melhor os recursos, com foco na proteção ao consumidor.
Sobre o compartilhamento do espaço com o Sine e o PAV, a nota afirma que os detalhes legais e burocráticos ainda estão em andamento e que os documentos e convênios serão enviados oportunamente.
Confira na integra a nota oficial:
NOTA OFICIAL
O Poder Executivo de São Miguel do Oeste, por meio da Procuradoria-Geral, vem a público reforçar o caráter estratégico e a transparência do investimento na futura sede própria do PROCON Municipal. A aquisição do imóvel, que garantirá uma estrutura funcional e centralizada para melhor atender o consumidor, é uma medida fruto do planejamento fiscal e da parceria institucional.
Agradecemos e enaltecemos o papel fiscalizador e o empenho do Poder Legislativo municipal. É importante frisar que a Lei que autorizou este investimento – a Lei nº 8.358, de 09 de julho de 2025 – foi amplamente debatida e aprovada pelo Poder Legislativo. Todas as informações sobre a despesa foram apresentadas e detalhadas à Câmara no Projeto de Lei original. O valorpara a compra é oriundo do Superávit Financeiro do exercício anterior, um recurso que já estava em caixa e foi alocado, via aprovação dos Vereadores, no Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.
Este é um investimento, e não uma despesa. Ao eliminar o custo contínuo com aluguel, transformamos uma despesa recorrente em patrimônio público e liberamos recursos do Fundo para serem aplicados em ações diretas de proteção e educação ao consumidor.
O diálogo com o Poder Legislativo é fundamental. Reforçamos que os esclarecimentos formais sobre a reforma e a futura celebração de convênios para o compartilhamento do espaço (com SINE e PAV) estão sendo preparados e serão encaminhados oportunamente, conforme a finalização dos trâmites legais e burocráticos.
Procuradoria Geral do Município
São Miguel do Oeste/SC, 29 de outubro de 2025.
Fonte: Portal Peperi
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163
Bolsonaro está em UTI com broncopneumonia bacteriana, diz boletim
STF forma maioria para manter prisão de Vorcaro
Corpo de homem seminu é encontrado em frente à residência, em Iporã do Oeste
Cine Peperi faz promoção especial para o filme “Pânico 7” em São Miguel do Oeste
Fux acompanha Mendonça e STF tem dois votos para manter Vorcaro preso