A vereadora Ana Flávia Moreira (PT) fez uma vistoria nesta quarta-feira, 17, na Casa de Passagem Indígena (CAPAI), em São Miguel do Oeste, e relatou sinais de abandono na estrutura. Segundo ela, o local, inaugurado em 2021, estaria com mato alto, ferrugem em partes da estrutura e sem nenhuma movimentação recente.
“Nosso mandato tem feito visitas frequentes aos espaços públicos do município, e nesta semana fomos até o CAPAI. Encontramos o local sem uso, com vegetação alta e sinais de desgaste. Não havia ninguém, nem mesmo funcionários ou indígenas no local”, afirmou a vereadora em entrevista à Rádio Peperi.
Ela informou ainda que protocolou um requerimento na Câmara de Vereadores pedindo informações à administração municipal sobre os investimentos feitos na casa e sua real destinação. “Queremos saber o que está previsto para o imóvel, quais recursos foram aplicados e se há plano de uso efetivo.”
Secretaria rebate
Em resposta, o secretário-adjunto de Assistência Social, Elias Araújo, afirmou que o local está ativo e segue sua proposta original, ser um ponto de apoio temporário para indígenas em trânsito pela cidade.
“A CAPAI é uma casa de passagem, não uma residência. É natural que, em determinados períodos, o local fique vazio, já que depende da movimentação dos povos indígenas, que não seguem um calendário fixo”, explicou.
Elias também destacou que o local é mantido limpo e organizado, com apoio da equipe do CREAS. “O espaço é cuidado e está em boas condições para uso quando houver necessidade. Inclusive, o recurso que viabilizou a casa veio do Ministério Público Federal, não diretamente da prefeitura”, completou.
A Secretaria considera a CAPAI uma das estruturas mais bem mantidas do estado e ressaltou que o espaço é gerido de forma autônoma pela própria comunidade indígena, com apoio institucional apenas quando necessário.
Fonte: Portal Peperi
Pedido de vista suspende votação no STF sobre casos de Moraes e Mendonça
Acidente entre caminhonete e Ford Ka deixa um ferido na SC-163, em Descanso
Produtores rurais podem receber auxílio para reconstrução de telhados após granizo
Xanxerê está entre cidades com mais registros de tornados no Brasil
Moraes acusa Mendonça de tentar incluí-lo em delação; ministro nega
Prefeitura empossa nova gestão da CIPA em São Miguel do Oeste
PRF apreende 500 litros de agrotóxicos contrabandeados escondidos sob madeira em Chapecó
Justiça condena homem a mais de 36 anos de prisão por abusar sexualmente da própria neta em São Lourenço do Oeste
Paraíso abre inscrições para Concurso Público e Processo Seletivo
Descanso destina R$ 322 mil para implantação de Centro de Acolhimento para Idosos
Programa Porta Aberta promove workshop sobre liderança acolhedora para empresas em São Miguel do Oeste
SC define novas regras para matrículas e transferências de alunos em 2027