Vereador defende a necessidade de medidas preventivas e campanhas educativas para o uso de ciclomotores

Por Arlei Silveira, Iporã do Oeste

Compartilhar
Vereador defende a necessidade de medidas preventivas e campanhas educativas para o uso de ciclomotores
Foto: Vilmar de Souza / Portal Peperi

O aumento no uso de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores tem gerado preocupação em Iporã do Oeste. O tema foi levado à tribuna da Câmara de Vereadores nesta semana, com alerta para os riscos no trânsito, principalmente envolvendo crianças e adolescentes. A manifestação partiu do vereador Nereu Barth, que destacou situações recorrentes nas ruas do município. Segundo ele, é comum ver usuários circulando em locais inadequados, muitas vezes sem equipamentos de segurança e sem conhecimento das regras básicas de trânsito.

Conforme o vereador, entre as medidas defendidas estão ações educativas, principalmente nas escolas, como forma de orientar crianças e adolescentes sobre os riscos e a responsabilidade no trânsito. A ideia é envolver também forças de segurança, como a Polícia Militar, para ampliar a conscientização.

Outro ponto levantado pelo vereador é a necessidade de uma regulamentação. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito já trata do tema, mas o vereador sugere que o município avance com regras próprias, adaptadas à realidade local. A proposta poderá ser discutida também em nível regional, junto à Associação Dos Municípios Do Extremo Oeste De Santa Catarina (Ameosc). Exemplos de outras cidades já são analisados, como Maravilha, que aprovou recentemente uma lei com limite de idade para uso desses veículos. A medida busca aumentar a segurança e reduzir o risco de acidentes.

O alerta é para que pais, responsáveis e usuários redobrem a atenção pois o uso desses meios de transporte é prático e acessível, mas exige cuidado, respeito às normas e responsabilidade para evitar acidentes e preservar vidas.
 

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi