Os fortes ventos que atingiram Santa Catarina na madrugada desta quarta-feira, 18, causaram grandes prejuízos agrícolas no Sul do Estado. De acordo com a Epagri/Ciram, as plantações de bananas foram as mais afetadas por estarem em regiões de encostas e morros, locais mais atingidos pelos ventos.
Segundo o gerente regional do órgão, Edson Borba, os estragos ainda estão sendo contabilizados. No entanto, já se estima prejuízos milionários. As cidades mais atingidas foram Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis.
No município de Praia Grande, lavouras de banana, milho e maracujá foram totalmente destruídas com a força do vento, que atingiu 108km/h. Segundo a Epagri, os prejuízos devem superar R$ 5 milhões.
Outras cidades também foram afetadas, porém, com poucos prejuízos, conforme Borba.
O ciclone subtropical passou por Santa Catarina na noite de terça-feira (17) e madrugada desta quarta. Os fortes ventos atingiram diversas cidades do Estado e um caminhão chegou a ser derrubado em Bom Jardim da Serra. O veículo estava parado próximo a um mirante.
A tempestade Yakecan se deslocou do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, causando ventos e levando umidade ao Estado. Ele também está associado a uma frente fria, o que explica o frio e a neve na região serrana.
Fonte: Portal Peperi
Ameosc promove capacitações para reduzir impactos ao sistema tributário
Educação de São Miguel do Oeste divulga calendário de matrículas para 2027
Polícia Civil faz maior apreensão de cocaína da história de SC
Força-tarefa fiscaliza 419 propriedades após casos de Newcastle no Oeste de SC
IGR Caminhos da Fronteira e Misiones assinam acordo de cooperação
Guaraciaba terá turno único em repartições públicas a partir de terça-feira
Homem de 75 anos é preso suspeito de furtar alimentos em comércio de SMO
Polícia Militar inicia Operação Finados nas rodovias estaduais nesta sexta
PM apreende cigarros eletrônicos, anabolizantes e acessórios para canetas emagrecedoras em ônibus em Dionísio Cerqueira
Caminhão do Exército sai da pista e tomba em Xanxerê
Ferrovias representam 50% das propostas para novo plano de transportes de SC
Idoso fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga