A ONG Clima21 advertiu que a Venezuela é, entre as nações amazônicas, "o país com maior perda de florestas naturais em toda a região", à frente da Colômbia e Bolívia, os mais próximos neste indicador.
"Durante o período 2016-2021, especialmente nas florestas naturais, a Venezuela sofreu a maior velocidade de aumento no desaparecimento desse tipo de vegetação", revelou a ONG em seu relatório "Florestas em Desaparecimento: Desmatamento na Venezuela 2016-2021".
De acordo com a pesquisa, no período 2016-2020, a cobertura florestal do país caribenho sofreu uma diminuição de 157.307 hectares, o que equivale a "mais de três vezes a superfície da Área Metropolitana de Caracas".
A maior preocupação da nação caribenha, segundo o relatório, é "a velocidade com que aumentou essa perda" de espaços, que está relacionada ao fato de que nos últimos anos o desmatamento esteve orientado para "ecossistemas florestais naturais não intervencionados anteriormente".
Em comparação, entre 2001 e 2015 a floresta natural foi responsável por 19% de toda a perda florestal, enquanto no período 2016-2020 chegou a 35%, segundo o mesmo relatório.
Sobre as causas do desmatamento, a ONG destacou que as mais importantes são "a agricultura migratória, a obtenção de produtos básicos da floresta e os incêndios florestais".
Além disso, mencionou a "mineração em pequena escala" como uma das causas deste fenômeno, e frisou que, embora seus efeitos sejam difíceis de estimar, "medidas locais indicam que o país perdeu uma importante área florestal devido a essa atividade".
Diante dos resultados do relatório, a Clima21 instou o Estado venezuelano a estabelecer uma "política nacional abrangente para a conservação dos ecossistemas florestais", bem como a desenhar uma estratégia para a conservação da diversidade biológica e fortalecer as capacidades das instituições ambientais.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado