As aulas iniciaram em 2018 e no primeiro momento foi ofertado o ensino fundamental. Os presos que tivessem interesse poderiam participar das aulas ministradas por professores cedidos pelo Estado, através do Ceja. Conforme o gestor, Sílvio Gutz, os participantes passaram pelo nivelamento, e os que conseguiram concluir no ano passado o ensino fundamental podem cursar o ensino médio, que contém 14 vagas, sendo dez já preenchidas. Já são 39 presos participando das aulas regulares e oito professores atuando na UPA.
O gestor revela que a meta é ampliar a participação para que os apenados possam sair e não voltar à prisão. O projeto de leitura, por exemplo, tem 34 presos. Ele afirma que o objetivo é evoluir através do estudo e trabalho, ambos ofertados no local. A intenção, conforme Gutz, é que os presos tenham um conhecimento a mais para buscar uma vida melhor. A cada 12 horas de estudo existe um dia de remição. A cada livro lido e resenha aprovada, são 4 dias descontados na pena.
Silvio garante ainda que são feitas provas e outros trabalhos, como a resenha, para avaliar o nível de aprendizado e empenho. Ele explica que nenhum preso é obrigado a participar dos projetos de ressocialização, mas a prioridade é manter na UPA de São José do Cedro aqueles comprometidos
Fonte: Portal Peperi
Plano Municipal de Turismo de São Miguel do Oeste avança após realização do terceiro seminário
Novo delegado destaca transparência e aproximação com a comunidade em São José do Cedro
Campo Erê reúne especialistas em seminário sobre combate ao caruru gigante
Defesa de casal condenado por tráfico de drogas em Itapiranga emite nota de esclarecimento
Inscrições para categoria estudantil do FEMUSMO estão abertas em SMO
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Itapiranga
Produtores buscam alternativa após abandonar projeto de biogás em Itapiranga
Goleiro do Operário-PR participa de campanha solidária para adolescente com leucemia em Itapiranga
Justiça libera R$ 2,5 bilhões para pagamento de atrasados do INSS
Homem é preso por agredir companheira durante discussão em SJCedro
Gilmar diz que Mendonça cometeu "erro crasso" em delação de Vorcaro
Jaques busca aliados e apela ao STF para tentar conter desgaste em imagem