A inadimplência cresceu pelo sexto mês seguido em Santa Catarina e atingiu um novo recorde. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio, praticamente uma em cada três famílias está inadimplente, equivalente a 32,9% dos núcleos familiares do Estado.
O percentual é o maior divulgado desde o início da pesquisa, em 2010. O indicador teve um aumento de 1,4 ponto percentual em relação a agosto e de 10,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês do ano passado. A taxa de inadimplência histórica em Santa Catarina é de 22,1%.
O valor de setembro faz com que o Estado esteja acima da média nacional de inadimplência. O país também atingiu recorde, e tem 30,5% de famílias inadimplentes. De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a situação atual é motivada pela alta dos juros por um período prolongado de tempo. A taxa Selic está em 15% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas.
— Estamos sendo duramente afetados pelo juro alto. A Selic está na casa dos dois dígitos há quase quatro anos. E a perspectiva de queda é apenas para o ano que vem. Esse contexto tem castigado as famílias, com muitas delas não conseguindo honrar seus compromissos. Esperamos por uma melhora no cenário, pois esses efeitos podem se espalhar por toda a economia — explica o presidente.
Outro dado levantado pela pesquisa que causa preocupação é o percentual de famílias que não terão condições de pagar as contas em atraso. O número chegou a 9,7% em setembro, e subiu 0,6 ponto percentual em relação a agosto. Em comparação com o mesmo mês do ano passado o aumento foi de 1,7 ponto percentual.
Ainda, esse indicador também segue acima da média histórica do estado, que é de 8,6%, e está abaixo da média nacional, que foi de 13% no período.
O endividamento, que mede a disposição das famílias em realizar compras parceladas ou contrair financiamentos, teve uma queda de 71,5% para 70,5% em setembro. Dados atuais mostram que 59,4% das famílias em Santa Catarina se consideram “pouco” ou “mais ou menos” endividadas.
Fonte: Portal Peperi
Asfaltamento da primeira entrada de São José do Cedro avança e deve impulsionar desenvolvimento
Agrônomo aponta incertezas para o plantio de milho
Outlet São Miguel será lançado semana que vem na Acismo
Câmara de São José do Cedro aprova sete projetos e inicia análise do Programa Raízes do Cedro
Tornado pode ter registrado ventos de até 300 km/h no RS
Guaraciaba lança campanhas para fortalecer o comércio local no dia 4 de agosto
Homem é preso ao agredir e ameaçar companheira em SMO
PM apreende garrafas de vinho em ocorrência de descaminho em Dionísio Cerqueira
Mulher é presa ao ameaçar familiares com faca em Dionísio Cerqueira
Jovens mortos em acidente na Avenida Willy Barth são identificados
Princípio de incêndio é controlado em padaria de São Miguel do Oeste
Lula sanciona lei que cria Pix Pensão Alimentícia com transferência automática