O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado, 13, que novas sanções contra a Rússia só serão impostas quando os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deixarem de comprar petróleo russo. A declaração foi feita na rede social Truth.
Segundo Trump, o comércio energético entre Moscou e países da aliança militar “enfraquece muito” o poder de negociação com o governo de Vladimir Putin.
“Estou pronto para impor grandes sanções à Rússia quando todas as nações da Otan concordarem e começarem a fazer o mesmo, e quando todas pararem de comprar petróleo da Rússia”, escreveu.
Além da pressão sobre o petróleo, o líder norte-americano defendeu que a Otan imponha tarifas de 50% a 100% sobre produtos chineses, a serem retiradas apenas com o fim da guerra. De acordo com ele, Pequim exerce forte influência sobre Moscou, e medidas econômicas contra a China poderiam enfraquecer indiretamente a Rússia.
No último fim de semana, Trump já havia sinalizado uma nova rodada de sanções contra Moscou como forma de forçar negociações de paz na Ucrânia. Até o momento, porém, nenhuma medida adicional foi oficializada. Em vez disso, Washington vem atingindo países que mantêm comércio energético com a Rússia. A Índia, por exemplo, recebeu uma tarifa de 50% no início de agosto por continuar comprando petróleo russo.
Apesar das promessas de encerrar a guerra assim que assumisse o segundo mandato, Trump ainda não conseguiu avanços significativos. No mês passado, ele se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, mas o encontro terminou sem acordo.
Moscou exige o reconhecimento internacional dos territórios ucranianos conquistados nos últimos três anos como condição para o fim da ofensiva — exigência considerada inaceitável por Kiev e aliados europeus.
Enquanto isso, algumas nações da Europa discutem o envio de tropas à Ucrânia em um cenário de pós-guerra, como forma de garantir segurança e evitar novas invasões. A possibilidade, no entanto, contraria uma das exigências de Putin, que cobra o enfraquecimento militar ucraniano para encerrar o conflito.
Fonte: Portal Peperi
COSEMS reúne gestores do Extremo Oeste para discutir desafios da saúde pública
Câmara aprova pedido de informações sobre recursos do Fundeb em SMO
Catarinense que sonhava com carreira militar morre na guerra da Ucrânia
Associação de Autistas atende mais de 80 crianças com terapias em SMO
FACISC apresenta seis reivindicações a candidatos ao Governo de SC e ao Senado
Receita Federal apreende quase R$ 13 milhões em mercadorias irregulares em Abelardo Luz
PM encontra três animais silvestres abatidos e congelados em Abelardo Luz
Câmara aprova pedido de informações sobre obras em duas escolas de SMO
Vorcaro se reuniu com Gilmar Mendes antes de julgamento bilionário no STF
MPT pede R$ 30 milhões em ação contra Havan e Luciano Hang por assédio eleitoral
André Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família
PM apreende 133 garrafas de vinho da Argentina durante abordagem em SMO