Durante o telefonema na última segunda-feira, 6, Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trataram de um assunto sensível para os consumidores americanos: o preço do café. De acordo com a BBC News, o americano admitiu durante a conversa que os EUA estão “sentindo falta” de alguns produtos brasileiros afetados pela tarifa de 50% imposta por seu governo. O café foi um dos itens citados especificamente.
O produto, do qual o Brasil é o maior fornecedor do mercado americano, já enfrentava pressão inflacionária, e o tarifaço de 50% imposto às importações brasileiras agravou o cenário. Nos EUA, o preço do café para o consumidor subiu 3,6% em agosto, o maior salto mensal em 14 anos. Na comparação anual, a alta acumulada é de 20,9%, a maior desde 1997.
O impacto comercial da medida já é visível. As exportações brasileiras de café para os EUA despencaram 47% em quantidade e 31,5% em valor em setembro, contribuindo para um déficit comercial de US$ 1,77 bilhão do Brasil com os EUA no período.
Os Estados Unidos é o maior consumidor global de café, e dois terços dos adultos bebem café diariamente. Como o produto praticamente não é cultivado em solo americano, a dependência das importações é alta, e o Brasil responde por cerca de um terço de todo o café consumido no país.
Tom amistoso
Lula e Trump conversaram por cerca de 30 minutos, na manhã de segunda-feira. De acordo com o governo brasileiro, a reunião teve tom amistoso e ambos concordaram em se encontrar pessoalmente “em breve”.
Durante a conversa, Lula pediu ao norte-americano para rever o tarifaço imposto aos produtos brasileiros e pediu o fim das sanções contra autoridades. O americano designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conforme o Planalto.
Segundo a BBC News apurou com uma fonte do Palácio do Planalto, a ligação aconteceu a pedido do lado americano. Representantes de Trump buscaram os de Lula na semana passada para fazer os acertos.
Na conversa, em tom amigável, Trump chegou a comentar que estava mal humorado na Assembleia da ONU com os problemas na escada rolante e no teleprompter e que a interação com Lula teria sido o lado positivo: “Pelo menos a ONU serviu para alguma coisa”, disse, segundo o relato da mesma fonte.
Ao comentar sobre o assunto na rede Truth Social, Trump disse que teve “uma ótima conversa telefônica” com Lula.
“Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos EUA. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”
A possibilidade de um encontro entre Lula e Trump foi anunciada durante na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, quando os dois trocaram elogios. Dias depois, Lula avaliou que Trump foi mal informado sobre o Brasil e afirmou que queria mostrar a ele as “informações corretas”.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos