O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou nesta segunda-feira, 3, em Florianópolis, uma demonstração pública do funcionamento da urna eletrônica e dos mecanismos de segurança utilizados nas Eleições 2026.
Durante o evento "Conheça a Urna Eletrônica por Dentro", promovido na sede do tribunal, uma urna foi aberta ao vivo pela primeira vez no Estado. A atividade integra a Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o TRE-SC, a iniciativa busca ampliar o conhecimento da população sobre o equipamento e reforçar a transparência do processo eleitoral.
Técnicos do tribunal explicaram as camadas de segurança do sistema, que envolvem hardware, software, registro dos votos e totalização dos resultados. Também reforçaram que a urna eletrônica não possui conexão com a internet e utiliza mecanismos de criptografia para proteger as informações.
Durante a demonstração, foram apresentadas três urnas, incluindo uma danificada durante as eleições de 2018. O caso foi utilizado para explicar o procedimento de contingência, adotado quando um equipamento precisa ser substituído sem comprometer os votos já registrados.
Outro destaque foi o Boletim de Urna (BU), documento emitido ao fim da votação que permite conferir os resultados de cada seção eleitoral. Para as Eleições 2026, os dois últimos eleitores presentes poderão acompanhar o encerramento da votação e levar uma via do boletim.
De acordo com o TRE-SC, todas as medidas têm o objetivo de garantir a segurança, a transparência e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação.
Fonte: TRE-SC
Temporal danifica estrutura de creche no bairro São Luiz em São Miguel do Oeste
Regional de Educação de Itapiranga aguarda avalição estadual para definir capacitações
Prefeitura alerta para falta de água no interior de Itapiranga
Três vacas morrem eletrocutadas durante temporal em Iporã do Oeste
Cemitério São Miguel e Almas espera mais de 5 mil visitantes no Dia de Finados
Temporal pode ter destelhado mais de 100 casas em Paraíso
Paróquia de Itapiranga realiza bênção dos túmulos no Dia de Finados
Temporal destelha galpões e atinge propriedades rurais em Belmonte
Missa de Finados reúne fiéis na Igreja Matriz de São Miguel do Oeste
Temporal deixou cerca de 59 mil unidades sem energia na região, informa Celesc
Trânsito na SC-163 é interrompido por mais de meia hora por queda de árvore em Itapiranga
Bicicleta furtada é localizada no bairro Vila Feliz em Campo Erê