Na cidade de Las Parejas, na Argentina, notas de 100 dólares foram encontradas em um lixão. Há várias versões da origem desse tesouro escondido e do valor total que foi enterrado.
Fala-se de mais de 75.000 dólares encontrados até agora. O dinheiro apareceu quando um funcionário que trabalhava no local com uma escavadeira atingiu inesperadamente móveis onde as notas estavam escondidas.
Em Las Parejas, diz-se que o dinheiro deve ter pertencido a uma senhora que morreu recentemente, sem deixar filhos. Acredita-se na cidade que ela o escondeu no fundo falso de um armário, que foi para o lixo depois que os novos moradores da casa se desfizeram do móvel velho.
Federico Báez, um dos vizinhos que encontraram parte do dinheiro na semana passada, acha que ainda deve haver mais dinheiro enterrado.
"Um colega desceu do caminhão e viu uma nota de 100 dólares no chão, toda passada. Chamou nossa atenção porque estava impecável. Cada um começou a pegar uma parte. Era como um jogo para ver quem pegava mais notas. Tínhamos juntado 10.000 dólares entre nós seis. Então veio outro menino e encontrou 25.000, ele teve mais sorte. Acho que deve haver muito mais enterrado", disse Báez.
Nos últimos dias as autoridades fecharam o acesso ao lixão.
Na Argentina, sujeita à alta inflação há décadas, é comum as pessoas economizarem em dólares e os guardarem em dinheiro em suas próprias casas, devido à desconfiança que os bancos geram neles.
O prefeito da cidade, Horacio Compagnucci, se refere ao episódio como a "loucura verde".
"Estou convencido de que toda essa loucura verde ocorre porque o que se encontra são notas de dólar. Em um contexto em que o país não está bem economicamente, a palavra dólar está na boca de todos", disse Compagnucci.
Desde 2019, um controle cambial cada vez mais restritivo está em vigor na Argentina. Atualmente, o valor máximo autorizado para comprar moeda estrangeira, com fim de fazer uma reserva financeira, é de 200 dólares por mês.
A descoberta inusitada de Las Parejas também serviu para gerar memes, entre os quais o presidente Alberto Fernández e a vice-presidente Cristina Kirchner são vistos cavando o lixão.
Fonte: Portal Peperi
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022
Mais de 3 mil imóveis seguem sem energia após temporal no Vale do Itajaí
Brasil registra mais de 27 mil mortes em acidentes de trabalho em dez anos
Turista holandês morre após embarcação virar durante passeio nas Cataratas do Iguaçu
APAE de São João do Oeste recebe recursos extras e amplia atendimento aos alunos
São Miguel do Oeste entrega kits de artesanato para grupos de mulheres
Operação intensifica fiscalização do transporte agropecuário em Palmitos e São Carlos
Governo prorroga Novo Desenrola Brasil até 31 de agosto
Gaeco investiga influência de facção nas eleições de 2024 em Itapoá
Vizinho ouve gritos e homem é resgatado após oito horas soterrado em SC