As fortes chuvas que caíram na região Extremo-Oeste catarinense na última semana causaram estragos em vários municípios e não foi diferente em Barra Bonita.
De acordo com o prefeito, Agnaldo Deresz, as Linhas Águas do Araçá e Arvoredo foram as mais atingidas com os fortes ventos, sendo preciso a mobilização por parte da Defesa Civil no auxílio às famílias atingidas.
Ao todo, quatro casas foram danificadas e duas precisaram de lonas, sendo que também houve queda de árvores nas estradas gerais e secundárias, além de danos na rede elétrica do município, onde algumas localidades ficaram sem energia até o último sábado.
O prefeito afirmou que além dos danos com destelhamentos e quedas de árvores, o município de Barra Bonita também registrou estragos em estradas do interior, principalmente nas Linhas 25 de Maio, além de Águas do Araçá e Arvoredo e frisou que por conta disso, a secretaria de Obras está empenhada na recuperação das vias, para que a malha viária seja restaurada o mais rápido possível.
Agnaldo Deresz orientou os moradores que tiveram estragos e não receberam a visita da Defesa Civil que procurem a prefeitura para obter informações e possam receber algum tipo de auxílio por parte da Administração.
Ele declarou ainda que o município de Barra Bonita decidiu decretar situação de emergência após as fortes chuvas da última semana e explicou que o decreto vale por 30 dias e visa dar agilidade para que as famílias e localidades atingidas sejam atendidas.
Ele comentou que os moradores precisam de uma resposta rápida e isso só é possível visto um recurso existente em caixa para essas questões, sendo que nesta segunda-feira, 17, já houve a distribuição de telhas de fibrocimento e outros materiais aos atingidos.
Na entrevista desta semana, o prefeito de Barra Bonita, Agnaldo Deresz também abordou sobre a visita e o encontro com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que ocorreu na última semana.
Na oportunidade, foram destinados mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 450 mil para melhorias na rede da Casan e R$ 750 mil para a luz trifásica.
Ele pontuou que o município não possui rede trifásica e isso atrapalha a intenção da Administração em comprar uma área de terra na Linha São Judas ou Alto Caçador para instalar uma área industrial no futuro.
Agnaldo esclareceu ainda que no mês que vem haverá outro encontro com o governo para tratar da ponte sobre o Rio das Antas e decidir sobre quais serão os próximos encaminhamentos.
Fonte: Portal Peperi
Lions Clube realiza solenidade de posse da diretoria para o ano leonístico 2026/2027
Homem é preso por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo em Iporã do Oeste
IX Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e discute avanços no atendimento em São Miguel do Oeste
Juarez Júnior confirma participação como case local no Summit Empresarial CDL 2026
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso