Uma intensa queda de granizo causou estragos na tarde deste domingo, 23, em Erechim. A chuva intensa começou por volta das 16h40 e atingiu vários bairros da cidade.
As pedras de gelo atingiram diversas residências e veículos, causando danos e destelhamentos. Vídeos gravados por moradores mostram o tamanho e volume do granizo. Em alguns casos, as pedras tinham o tamanho de ovos de galinha.
Conforme o vice-prefeito de Erechim Flavio Tirello, cerca de 30 mil residências foram afetadas. Tirello também salientou que a UPA da cidade será aberta, pois o hospital já está lotado. Há relatos de feridos com cortes por estilhaços e telhas.
Conforme relatos de moradores, o primeiro município atingido pelo granizo foi Itatiba do Sul, por volta das 16h30min. Em Erechim, há registro de estragos nos seguintes bairros:
Algumas regiões da cidade estão com falta de luz e instabilidade na conexão de internet e telefonia.
Orientação aos atingidos
A orientação, no momento, é que os atingidos procurem a sede do Grupo de Resposta a Urgências e Emergências (Grau), onde equipes da Força Voluntária e Defesa Civil fazem a distribuição de lonas. O endereço é Avenida Caldas Júnior, 597 — bairro Três Vendas.
A Defesa Civil Regional também está em deslocamento para prestar apoio aos afetados em Erechim.
— Erechim inteiro foi atingido por esse granizo. Solicitamos a todos que precisam de lona, neste primeiro momento, venham até a sede do Grau. Tem bastante demanda e a gente não consegue levar até os endereços. Mais tarde, todos serão atendidos, mas venham aqui para minimizar o desastre — disse Ronaldo Mânica, da Defesa Civil de Erechim.
Alerta de temporal
O Inmet emitiu um alerta laranja para o Sul do Brasil, que abrange o extremo norte gaúcho na divisa com Santa Catarina. O instituto aponta para perigo de tempestade, em vigor das 9h deste domingo, 23, até as 10h de segunda-feira, 24.
Há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo, com estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos