Vilmar Milani, extensionista da Epagri e especialista em apicultura, abordou os desafios enfrentados pelos apicultores de Santa Catarina devido à taxação imposta pelos Estados Unidos. O estado, um dos maiores produtores e exportadores de mel do Brasil, tem nos EUA seu principal mercado, absorvendo 81% do volume total exportado em 2024.
Milani destacou que a turbulência no mercado externo exige atenção redobrada dos apicultores, incentivando a manutenção da qualidade do produto e a valorização do mercado interno, com a divulgação e venda direta aos consumidores. Ele também ressaltou a importância da organização em associações para fortalecer o poder de negociação dos produtores.
O especialista mencionou que a próxima safra, com colheita prevista para o final do ano, será crucial para avaliar o impacto real da taxação. Enquanto isso, os apicultores se preparam para a primavera, época de desenvolvimento das colônias e preparação para a safra principal.
Fonte: Portal Peperi
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos
Temporal provoca destelhamentos e atinge residências em Saltinho