A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira, 21, sete réus ligados ao chamado “Núcleo 4” por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
Por 4 votos a 1, os ministros acompanharam a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e concluíram que os acusados promoveram ataques ao sistema eleitoral e propagaram notícias falsas para desestabilizar as instituições democráticas em 2022.
Condenados:
- Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército)
- Ângelo Martins Denicoli (major da reserva do Exército)
- Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente do Exército)
- Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel do Exército)
- Reginaldo Vieira de Abreu (coronel do Exército)
- Marcelo Araújo Bormevet (policial federal)
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (ex-presidente do Instituto Voto Legal)
Seis deles foram condenados por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Moretzsohn respondeu por dois desses crimes.
A sessão continua para definição das penas. As condenações ainda não resultam em prisão automática, pois as defesas podem recorrer.
Votos
Votaram a favor da condenação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Luiz Fux foi o único a divergir, alegando que não houve potencial real de tomada do poder por parte dos acusados. Após novo voto contrário em ações ligadas ao 8 de Janeiro, Fux pediu para deixar a Primeira Turma.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado