O rendimento das safras dos últimos anos mudou o planejamento dos produtores rurais de Itapiranga. Os plantios de 2024 e 2025 tiveram resultados expressivos na produção de milho para silagem, resolvendo os problemas de falta de estoque. A partir disso, os agricultores passaram a buscar outras alternativas para a safrinha. A soja passou a ser uma opção bastante utilizada, com crescimento elevado em Itapiranga entre os plantios de 2024 e 2026.
Conforme o Extensionista Rural da Epagri, Juliano Da Encarnação, o milho silagem foi o que perdeu mais espaço no segundo plantio. Na safrinha atual, são 900 hectares plantados, uma queda de 300 hectares em relação a dois anos atrás.
A soja passa a ocupar 1.700 hectares durante o período da safrinha, ganhando mais 400 hectares de plantio em lavouras de Itapiranga. O total de produção na safrinha é de 2.500 hectares, com a soja representando 68% do plantio.
O Extensionista da Epagri explica que isso se deve pela boa produção de milho e especialmente pela rotação de culturas. Juliano Da Encarnação chama atenção a um aumento de agricultores realizando cobertura de verão neste período. “Em relação a 2024, há um crescimento de 500 hectares, especialmente com produtores de leite plantando milheto” afirma.
O Extensionista cita que essa é uma excelente alternativa para a rotação do solo, encaixando muito bem para a conservação da terra.
“Além de cobertura de solo no inverno, com as principais cultivares sendo aveia e nabo forrageiro, também tem-se aumentado significativamente a cobertura de solo no verão, após colher o milho, silagem e safra, ele já opta por fazer uma cobertura” explica Da Encarnação.
Segundo Juliano Da Encarnação, existe grande incidência de cigarrinha durante o período de safrinha na produção de milho. Ele comenta a situação é bastante controlada, no entanto, os agricultores devem continuar tomando os cuidados necessários para evitar maiores problemas.
Prefeitura de Itapiranga alerta para golpes envolvendo empresas e licitações
Soja domina safrinha e chega a quase 70% das lavouras de Itapiranga
Pré candidato a deputado federal, Trevisan cita desafios da região para a eleição
Avançam os preparativos para a 5ª Edição Da Expo Construir
DNIT alerta para operação Pare e Siga nas BRs 282 e 158
Governo de SC lança programa para renegociar dívidas de ICMS, IPVA e imposto de herança
Boletim médico aponta melhora de Bolsonaro na UTI e atualiza estado de saúde
Santa Catarina monitora 16 casos suspeitos de mpox em 2026
Dino proíbe aposentadoria compulsória como maior punição a magistrados