Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, como forma de prevenção à pandemia do Covid-19, doença causada pelo coronavírus, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé restringe as visitas aos pacientes. A partir deste sábado, 14, as visitas aos internados estão suspensas e na UTI apenas uma pessoa por paciente. A Unidade Hospitalar também orienta que sejam evitadas as trocas de acompanhantes.
A medida preventiva tem o objetivo de reduzir o contato dos pacientes e profissionais com pessoas externas. “Dessa forma teremos mais segurança aos grupos de risco e aos colaboradores, que são essenciais nesse momento para o atendimento”, afirma a infectologista do HRTGB, Priscila Bratkowski.
Cada indivíduo também deve fazer sua parte: lavar as mãos, evitar aglomerações e contatos desnecessários, saindo de casa quando essencial. “Não porque pegar a doença seja necessariamente grave, mas, sim, porque evitará se transformar numa fonte de contágio para aqueles que correm risco maior, como idosos ou diabéticos”, destaca a médica infectologista.
Na noite de sexta-feira, 13, foram recebidos no Pronto Socorro do Hospital Regional e na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) de São Miguel do Oeste dois casos que estão sendo avaliados. NÃO se caracterizam como suspeitos do ponto de vista epidemiológico, mas foi mantido o isolamento domiciliar como precaução, devido a viagens pelo Brasil e sintomas apresentados. Na segunda-feira, 16, o HRTGB e Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual avaliarão se será feita a coleta para os exames e enviada ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis.
O Hospital Regional de São Miguel do Oeste informa que todas as informações sobre casos diagnosticados na Unidade serão repassadas por meio de nota oficial. “Estamos sendo extremamente transparentes em tudo e as falsas notícias não ajudarão a evitar a doença”, conclui a infectologista Priscila.
Em Santa Catarina, são 3 casos confirmados até o momento. Dois de Florianópolis e um de Joinville. Outros 77 aguardam exames e 34 foram descartados. No Brasil, o Ministério de Saúde confirma 107 casos, 1.485 com suspeita e 1.344 casos foram descartados.
Fonte: Portal Peperi
Cão farejador da PRF encontra mais de 500 quilos de maconha escondidos em carreta na BR-282
Tornado deixa feridos no Rio Grande do Sul
Secretaria de Obras realiza tapa-buracos e instala quebra-molas em Guaraciaba
CONDER define programa para beneficiar pequenas empresas em licitações
Produtores de Itapiranga buscam aumento do consumo de carne suína
Frente fria derruba temperaturas e aumenta chance de geada em SC
Conselho do FGTS aprova distribuição de R$ 13 bilhões aos trabalhadores
Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa em SC entre terça e quarta-feira
São Miguel do Oeste investe mais de R$ 20 mil em instrumentos para oficinas de música
Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste adota turno único até o fim do ano
Mateada em comemoração aos 68 anos de São José do Cedro reúne grande público na Praça Lauté Weber
Vazamento de ácido clorídrico mobiliza bombeiros em indústria na divisa entre SC e PR