Um “combo” de fatores meteorológicos deve favorecer a formação de temporais em Santa Catarina nesta sexta-feira, 9, principalmente a partir da tarde, segundo a Defesa Civil. Entre os fatores, está um sistema de baixa pressão sobre a Argentina que se aproxima de forma gradual da região Sul do Brasil. Um alerta laranja foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades, com risco de chuva entre 60 e 100 milímetros em um único dia.
De acordo com a Defesa Civil, o calor e a umidade também devem ser determinantes para que os temporais ganhem força no Estado. Isso porque, durante a tarde, as máximas ficam em torno de 30°C no Grande Oeste, enquanto nas outras regiões os termômetros ficam entre 25°C e 30°C.
Já o amanhecer começa com temperaturas um pouco mais baixas em relação aos dias anteriores, com termômetros variando entre 15°C e 19°C nos Planaltos, no Meio-Oeste e nas regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral.
Ventos fortes
Com o sistema de baixa pressão, os ventos de sudeste a nordeste se intensificam no Estado, com rajadas que podem atingir 70 km/h no Grande Oeste. Há risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, segundo a Defesa Civil.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã