A principal faixa do 5G, conhecida como 5G standalone (SA), começou a operar em todo o território nacional nesta segunda-feira, dia 2. As operadoras já podem ativar o 5G puro em qualquer cidade do país, o que não significa que a tecnologia será imediatamente implementada em todos os municípios.
O 5G standalone permite ao usuário obter os melhores benefícios da quinta geração do serviço móvel pessoal e implementar aplicações importantes para a indústria, o comércio, a agricultura e a área da saúde, por exemplo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram na semana passada a conclusão da liberação da faixa de 3,5 GHz com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no cronograma original.
A limpeza da faixa de 3,5 GHz é parte das obrigações estabelecidas no edital do Leilão do 5G, idealizado e conduzido pela Anatel em 2021. As operadoras vencedoras dos blocos nacionais – Claro, TIM e Vivo – foram responsáveis por criar a EAF, entidade administrativa que atua na operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz, na implementação de seis infovias no leito dos rios da Amazônia e na implementação das Redes Privativas e Seguras do Governo Federal.
A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Para que a liberação da faixa de 3,5 GHz fosse possível, era necessário atuar em duas frentes: mitigação de interferências e desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), e migração da TVRO – mudança do sinal de TV transmitido da Banda C para a Banda Ku e instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital nas residências das famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal que já possuem a parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
A primeira frente de atuação foi concluída em março de 2024, com mais de dois anos de antecedência. A EAF realizou a desocupação das FSS, atuando em 1.482 estações que operavam na Banda C Estendida pelo Brasil, e mitigou interferências de 19.200 estações que operavam na Banda C em 5 mil cidades. A frente de atuação de TVRO, autorizada para todas as cidades brasileiras, concluiu a operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz e possibilitou a implementação da nova geração de internet móvel. Esta entrega, prevista no edital do Leilão do 5G, estava programada para 2026.
Atualmente, 770 municípios já estão com o 5G em funcionamento, onde vivem 35 milhões de pessoas, com velocidade média superior a 300 Mbs.
Fonte: Portal Peperi
Travessia é retomada sobre o Rio Uruguai em Itapiranga
Mulher fica ferida em colisão frontal no interior de São Miguel do Oeste
Travessia será interrompida na noite desta quinta-feira em Itapiranga
Natal Solidário 2026 registra 713 crianças inscritas em São Miguel do Oeste
Defesa Civil distribui mais de 56 mil itens para municípios atingidos por temporais em SC
Governo Lula reforça compromisso com equilíbrio fiscal e manutenção de programas sociais
Presidente do Paraguai anuncia renúncia após crise bancária
Microexplosões causam mais de R$ 3 milhões em prejuízos em Santa Helena
Pelotão Mirim terá 34 crianças contempladas pelo Natal Solidário em São Miguel do Oeste
Projeto que altera Conselho dos Direitos da Mulher gera debate em SMO
PRF registra um acidente no feriado de Finados e alerta para pontos críticos na BR-163
Terno de Reis de São José do Cedro completa 21 anos e prepara apresentações de fim de ano