O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC) cumpriram 19 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, 8, na Operação “Carta Branca”. O alvo é um esquema criminoso que envolvia um servidor público e empresários em supostas fraudes licitatórias e corrupção na administração municipal de Anita Garibaldi, município da Serra catarinense.
A investigação, um desdobramento da Operação “Trapaça” de 2024, apura crimes de corrupção ativa e passiva, peculato (desvio de verba pública), fraudes licitatórias, falsidades ideológicas e violação de sigilo funcional. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o esquema era estruturado em troca de vantagens indevidas entre um servidor do setor de licitações da prefeitura e empresários de diversos ramos.
Conforme o MP, as investigações revelaram novas condutas criminosas. Desta vez, os crimes teriam sido cometidos na gestão municipal anterior e, mais uma vez, coordenados pelo então responsável pelo setor de compras e licitações do município.
Segundo as apurações, o ex-servidor, valendo-se da função de supervisor de compras, fraudou e direcionou diversos procedimentos licitatórios para benefício próprio e de empresários parceiros.
O NSC Total entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno até o momento.
Operação prendeu peça chave do esquema
No ano passado, a primeira fase da Operação Trapaça prendeu uma pessoa considerada peça chave no esquema. Na ocasião, a investigação apontou um desvio de recursos de R$ 2 milhões apenas em um dos procedimentos de licitação investigados, que visava o fornecimento de merendeiras para órgãos da prefeitura.
As investigações permanecem em sigilo. A operação conjunta foi coordenada pelo Gaeco em conjunto com a 8ª Delegacia Regional de Polícia de Lages e a Delegacia de Polícia de Anita Garibaldi e apoio técnico da Polícia Científica.
Fonte: Portal Peperi
Prefeitura repudia vandalismo na Praça Reinoldo Ruschel
UNISEP abre inscrições para o Vestibular 2027 com novos cursos e opções de bolsas
Paróquia São Miguel Arcanjo prepara almoço, bingo e matinê para festa do padroeiro
São Miguel do Oeste destina 4,5 toneladas de resíduos e 2,4 mil lâmpadas fluorescentes
Polícia cumpre mandado em Chapecó durante operação contra extorsão digital
Desembargadoras de SC participam de homenagem à ministra Cármen Lúcia
CDL projeta mais de 15 mil visitantes nos três dias do Liquida São Miguel
São José do Cedro prepara leilão de lotes no parque industrial para atrair novas empresas
Mutirão mobiliza voluntários para limpeza do cemitério de Itapiranga
Anchieta reforça investimentos na educação e valorização dos profissionais
Transferência de embriões em gado de corte atinge nova fase em Itapiranga
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias