Durante a terça-feira, 10, o Senado Federal aprovou duas propostas voltadas para a proteção da mulher. A primeira relacionada a criação do Programa “Antes que Aconteça”, com objetivo de prevenir a violência de gênero. Já a segunda é uma alteração na Lei Maria da Penha. As propostas ainda devem seguir para a Câmara dos Deputados e para sanção presidencial, respectivamente.
O Programa “Antes que Aconteça”, iniciativa da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), busca criar uma política nacional com ações de conscientização, capacitação de profissionais e fortalecimento dos mecanismos de acolhimento e orientação às vítimas.
Enquanto a segunda proposta, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), estabelece novas regras para a audiência de retratação. O texto determina que a retratação depende da iniciativa da própria vítima e deve ocorrer antes da abertura formal do processo criminal.
Parlamentares apontam que a proposta busca impedir que a audiência seja convocada automaticamente pelo juiz sem solicitação da mulher. Os representantes consideram ainda que se não alterada, a medida pode expor vítimas a constrangimentos ou pressões para que desistam da denúncia.
O que determina a Lei
Sancionada no dia 7 de agosto de 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei possui 46 artigos distribuídos em sete títulos. O objetivo do texto é criar mecanismos para para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ela é considerada o principal instrumento legal no combate à violência doméstica e leva o nome de uma farmacêutica do Ceará que sofreu uma dupla tentativa de homicídio pelo próprio marido. Maria da Penha ficou paraplégica após levar um tiro nas costas, e começou a buscar por justiça, o que resultou na criação da Lei n. 11.340/2006.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho