Produtores rurais, técnicos e profissionais ligados à aquicultura terão um dia inteiro voltado à troca de conhecimento e atualização sobre a criação de tilápias nesta quinta-feira, 7, em São Miguel do Oeste. O Seminário Regional de Tilapicultura será realizado no CETRESMO, na Linha Cruzinhas, com início às 8h30.
O evento é promovido pela Epagri, em parceria com o Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais e Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina. A programação contará com palestras técnicas, análises de mercado e orientações voltadas ao aumento da produtividade e da rentabilidade nas propriedades.
Em entrevista à Rádio Peperi, o extensionista da Epagri, Elias Kowalski, destacou que o seminário foi pensado para atender tanto produtores profissionais quanto famílias que trabalham com a atividade em menor escala.
“Teremos quatro palestras com profissionais de referência na área. Vamos abordar qualidade da água, gestão técnica e econômica da atividade, cenário de mercado e manejo alimentar da tilápia voltado à alta produtividade”, explicou.
Entre os palestrantes está o engenheiro de aquicultura Dr. Bruno Corrêa da Silva, coordenador estadual do Programa de Aquicultura e Pesca da Epagri e pesquisador responsável pelo melhoramento genético da tilápia em Santa Catarina.
Segundo Elias, o momento da atividade é de recuperação econômica após um período de dificuldades no setor.
“Durante a pandemia houve alta rentabilidade porque faltou pescado no mercado. Depois vieram dois anos mais difíceis, com preços baixos. Agora a tilapicultura entrou em uma fase de recuperação e o cenário voltou a melhorar”, comentou.
A região de São Miguel do Oeste possui produtores que têm a criação de tilápia como principal fonte de renda, além de famílias que mantêm a atividade para consumo próprio e venda de excedentes.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 80 participantes. Restam poucas vagas, e os interessados devem procurar o escritório da Epagri de seu município para garantir participação.
Além das palestras, os participantes terão café da manhã e almoço sem custos.
Câmara de SMO aprova cooperação regional para reduzir reincidência de violência doméstica
Seminário regional vai debater manejo e alta produtividade de tilápias em São Miguel do Oeste
Prefeitura inicia limpeza para pavimentação de mais de 4,4 km no interior de SMO
CASAN retoma atendimento via WhatsApp em novo número
Bebê de 2 meses morre e PM desconfia de maus-tratos após risada de babá durante ligação ao SAMU em SC
Servidores e empresários são alvo de operação em 16 cidades de SC contra superfaturamento de obras
Adolescente atravessa rio a nado e é apreendido com drogas em Itapiranga
Homem é preso com quase quatro toneladas de cobre em Chapecó
Bombeiros e Samu realizam força-tarefa aérea para transporte de órgãos em SC
Lula pode evitar temas espinhosos para não tensionar encontro com Trump
Incêndio destrói residência no centro de Anchieta durante a madrugada
Polícia Militar de Santa Catarina celebra 191 anos e 11º BPM/Fron completa 35 anos em São Miguel do Oeste