O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 18, que qualquer pessoa envolvida nas fraudes do INSS será investigada inclusive familiares. A declaração foi dada após perguntas sobre a possível participação de seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, no esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões.
“Tenho dito para os meus ministros e para o pessoal da CPI: é importante que haja seriedade para investigar todas as pessoas. Se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado. O Haddad vai ser investigado, o Rui Costa”, afirmou Lula, defendendo rigor na apuração.
A declaração veio no mesmo dia em que a Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) deflagraram uma nova fase da operação que apura o esquema de fraudes contra beneficiários do INSS. Um dos principais alvos foi o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, que teve prisão domiciliar decretada.
Também foi expedido mandado de prisão contra Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” — apontado como um dos líderes do esquema e preso desde setembro.
Suspeitas sobre Lulinha
Parlamentares da CPMI do INSS dizem ver indícios de que Lulinha teve relações com o “Careca do INSS” e teria recebido uma mesada de R$ 300 mil paga pelo lobista. A informação foi citada em depoimento de Edson Claro, ex-funcionário do esquema, à Polícia Federal.
Apesar de a declaração não ter sido enviada formalmente à comissão, parte dos relatos foi repassada a parlamentares, que agora pressionam para aprofundar a investigação sobre o filho do presidente.
A repercussão política foi imediata. O senador Flávio Bolsonaro acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar possível favorecimento, conflito de interesses e uso indevido da máquina pública.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos