Santa Catarina já ultrapassou a marca de 40 mil casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em 2026, conforme dados do painel do Ministério da Saúde atualizados até 4 de fevereiro. O levantamento mostra que a doença já atingiu praticamente todo o Estado: apenas cinco dos 295 municípios catarinenses ainda não registraram ocorrências neste ano — Urubici, São Bernardino, Pedras Grandes, Marema e Bom Jesus. Isso significa que 98,3% das cidades tiveram casos entre 1º de janeiro e o início de fevereiro.
Entre os municípios com maior número de diagnósticos, Itajaí lidera com 4.155 casos registrados. Em seguida aparecem Florianópolis, com cerca de 2,7 mil casos; Chapecó, com 2.351; Balneário Camboriú, com 2.141; e Brusque, com 1.994. Também figuram entre os municípios com números expressivos Bombinhas (1.723), São José (1.388), Blumenau (1.328), Navegantes (1.215) e Itapema (864).
No cenário nacional, a região Sul ocupa a terceira posição em número de casos de DDA em 2026, concentrando 15,96% dos diagnósticos do país. Entre os estados do Sul, Santa Catarina lidera o ranking, seguida pelo Paraná, com cerca de 25 mil casos, e pelo Rio Grande do Sul, com 17 mil.
As doenças diarreicas agudas são caracterizadas por alterações no funcionamento do trato gastrointestinal e podem provocar sintomas como náuseas, vômitos, febre e dor abdominal. Em situações mais graves, a doença exige acompanhamento médico. Entre os principais agentes causadores estão vírus como rotavírus, norovírus e adenovírus; bactérias como Escherichia coli, Salmonella e Shigella; além de parasitas como Giardia, Cryptosporidium e Cyclospora.
Ainda em dezembro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta para o aumento de casos durante o verão, período historicamente associado a surtos da doença. O crescimento é atribuído a fatores típicos da estação, como o aumento do fluxo turístico, maior consumo de alimentos fora de casa, temperaturas elevadas e maior exposição a águas impróprias para banho.
Para prevenir a doença, as autoridades recomendam consumir apenas água tratada, fervida ou mineral; evitar frutos do mar crus e carnes mal passadas sem procedência conhecida; manter a higiene e refrigeração adequada dos alimentos; não consumir bebidas e alimentos de origem duvidosa; higienizar as mãos com frequência; e evitar locais com condições impróprias para banho.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado