Santa Catarina teve diminuição em nove dos 11 índices de criminalidade em 2023. As mortes violentas passaram de 686 casos em 2022 para 679 no ano passado - queda de 1%. Em relação aos roubos, a redução chegou a 14,5% na comparação com o ano anterior. No casos dos furtos, o número diminuiu 2,4%. Segundo o balanço apresentado na quinta-feira,18, pelas forças de segurança do estado, o índice de mortes por confronto com a polícia cresceu 79,5%. Já o registro de violência doméstica subiu 6,8%, dos 295 municípios catarinenses, 146 não registraram ocorrência de homicídio em 2023. O número representa 49,5% das cidades.
Para o governo catarinense, a queda na maioria dos índices ocorre por conta dos investimentos, integração policial, planejamentos de inteligência e ao enfrentamento ao crime. "A presença do estado fortalece esse sentimento, inclusive repele a ação delituosa. Onde o estado está presente, é óbvio que o crime vai diminuir", detalhou Carlos Henrique de Lima, secretário de Segurança Pública. Sobre a alta de mortes em confrontos policiais, os casos aumentaram de 44 para 79 no período de um ano.
"O policial tem por dever de ofício atender à ocorrência, ele não pode se negar a ir. Agora, o criminoso tem a opção de não praticar o crime, então muitas vezes esse confronto se dá por opção do próprio criminoso. A nossa polícia é bem armada, bem equipada, bem armada, está presente e o confronto vai acontecer infelizmente", justificou. No quadro geral, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes ficou em 7,5, o que representa a mais baixa dos últimos quatro anos.
Fonte: Portal Peperi
Porto Novo e Flamengo empatam pela última rodada da primeira fase do Municipal de Itapiranga
Grêmio do Alto Guamerim vence Flamengo por 2 a 0 no primeiro jogo do mata-mata
Canta Saltinho registra maior edição da história e define vencedores das três categorias
Homem é preso após ser encontrado dentro de carro furtado em São Miguel do Oeste
Adolescente de 14 anos é apreendido após tentativa de furto de motocicleta em São Miguel do Oeste
Motorista fica preso às ferragens em tombamento de caminhão na área rural de Barracão
Novas regras do vale-refeição e alimentação começam a valer neste domingo
Homem é preso ao comparecer ao Fórum para atualizar endereço em SC
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após carro capotar na SC-283
Homem morre após ser atropelado na SC-480, em São Domingos
Baile da 33ª Oktoberfest de Santa Terezinha reúne grande público
Veículo sai da pista e colide em barranco na BR-163, no interior de São Miguel do Oeste