O relatório de balneabilidade das praias do litoral catarinense divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) nesta sexta-feira, 19, mostra que 76,06% dos pontos analisados estão próprios para banho. A proporção é equivalente a 197 dos 259 locais monitorados pelo instituto.
O sexto relatório de balneabilidade da temporada de verão 2025/2026 considera amostras coletadas entre segunda-feira (15) e sexta-feira. Os números mostram uma leve melhora em comparação com o relatório da última semana, em que 75,3% das praias estavam próprias. Além disso, seis novos pontos de coleta foram adicionados a partir deste relatório de balneabilidade, no município de Bombinhas.
Em Florianópolis, a porcentagem de locais próprios para banho segue abaixo do valor estadual. Segundo o relatório divulgado nesta sexta, são 61 dos 87 pontos analisados com a qualidade da água boa para o banho de mar, equivalente a 70,11%.
É possível consultar os dados na íntegra pelo site do IMA, que mostra em bandeiras azuis e vermelhas os pontos próprios e impróprios, ou diretamente no relatório completo.
Entre as praias próprias estão a Praia do Cerro, em Barra Velha; a Praia de São Miguel, em Biguaçu; Morrinhos, Quatro Ilhas, Canto Grande, Mariscal, Retiro dos Padres e Praia do Conceição, em Bombinhas; e a Barra da Lagoa, Daniela, Joaquina, Jurerê, Moçambique e Morro das Pedras, em Florianópolis.
Já entre os locais impróprios estão dois pontos da praia de Bombas e um de Zimbros, em Bombinhas; um dos oito pontos de Canasvieiras e um dos sete pontos dos Ingleses, em Florianópolis; três pontos da praia de Itapema; e a praia de Fora, em Palhoça.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos