Mesmo com tratamento disponível e vacina preventiva, a tuberculose ainda preocupa autoridades de saúde em Santa Catarina. Neste 17 de novembro, Dia Nacional de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento médico adequado.
Segundo dados da SES, de janeiro a novembro de 2025, a cobertura vacinal da BCG em bebês com menos de um ano chegou a 83,18%. A vacina, que integra o Calendário Nacional de Vacinação, é aplicada ainda na maternidade e protege contra as formas mais graves da doença.
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. Os sintomas mais comuns incluem tosse persistente por mais de duas semanas, febre no fim do dia, suores noturnos, cansaço e perda de peso.
“O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são cruciais para a recuperação do paciente e para reduzir o risco de transmissão”, explica João Augusto Fuck, diretor da Vigilância Epidemiológica.
O tratamento é gratuito e oferecido pelo SUS, com duração entre seis meses e um ano. Em 2024, Santa Catarina registrou 2.339 novos casos de tuberculose. Desses, 1.979 eram da forma pulmonar. A taxa de incidência ficou em 29 casos por 100 mil habitantes.
A coinfecção tuberculose-HIV também é uma preocupação: 88% dos casos testaram para HIV, e 14,3% tiveram resultado positivo para ambas as doenças.
A SES destaca que 28 municípios catarinenses foram reconhecidos por atingirem metas de diagnóstico, prevenção e tratamento da tuberculose, reforçando a importância do engajamento local no enfrentamento da doença.
Fonte: Portal Peperi
Esperança e Dourado empatam em estreia do Municipal de Itapiranga
Sesc celebra 80 anos com programação especial em São Miguel do Oeste
Campeonato Municipal 2026: Grêmio vence Cruzeiro na Linha Emboaba em São Miguel do Oeste
Motociclista morre em colisão frontal entre moto e carro em Romelândia
Colisão deixa três pessoas feridas na via periférica da BR-163 em São José do Cedro
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga