Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno de 2025 na noite desta segunda-feira, 30. Conforme a Defesa Civil, o fenômeno, misturado com chuva congelada, ocorreu em quatro municípios: Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
Em Santa Catarina, a neve foi registrada em meio ao novo alerta de frio emitido pela Defesa Civil. De acordo com o órgão, os termômetros registraram -5,9°C no amanhecer de terça-feira (1º). A região enfrenta a segunda massa de ar frio de origem polar desta estação, conforme a Epagri/Ciram.
Primeira neve de 2025
A primeira neve de 2025 em Santa Catarina foi registrada em Urupema, na Serra catarinense, na madrugada do dia 29 de maio. No mesmo dia, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici também registraram o fenômeno.
A neve ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, formando cristais de gelo que se aglomeram e caem na forma de flocos.
Já a chuva congelada acontece quando a neve que cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.
Fonte: Portal Peperi
Roubo à mão armada em vidraçaria termina com fuga internacional em Dionísio Cerqueira
Jovem sai ilesa após bater carro em caminhão estacionado em Iporã do Oeste
Trabalhador de 66 anos morre após ser atropelado por caminhão em empresa de Criciúma
Comarca de São Miguel repassa mais de R$ 1 milhão para projetos sociais na região
Programa DEL começa a demonstrar resultados positivos em São João do Oeste
PRF apreende mais de 700 quilos de maconha e recupera picape clonada no Oeste de SC
Assemit registra grande procura para primeiro Liquida Itapiranga
Mulher fica ferida em queda de motocicleta na SC-492, em São Miguel do Oeste
Sogra de condenado por tráfico de drogas em Itapiranga é absolvida
Marido e sogro são presos por feminicídio após simularem acidente para esconder morte de jovem em SC
Acidente em silo de grãos deixa um trabalhador morto em Guarujá do Sul
Com investimento de R$ 3 milhões, Senai inaugura sede em Mondaí