Santa Catarina foi o estado que mais emitiu alertas de riscos de desastres climáticos desde a implementação da tecnologia pela Defesa Civil Nacional, no último ano. Ao todo, o Estado registrou 259 avisos — cerca de sete notificações a cada 10 dias. As informações são do g1 SC.
Os alertas de Santa Catarina equivalem a 41% dos emitidos em todo o país, que registrou 630 avisos desde dezembro de 2024. Ou seja, a cada cinco alertas emitidos, dois deles são no Estado. Os dados foram divulgados na última semana, em meio a um novo alerta de ciclone extratropical.
As ocorrências mais comuns no país são de chuvas intensas, com 228 registros, e tempestades com chuvas, com 166 registros. Além disso, 527 avisos foram considerados de risco severo e 79 de risco extremo.
Como funciona o alerta?
O sistema consiste nas mensagens com alerta sonoro, que são enviadas minutos antes de desastres e que se destacam na tela dos aparelhos celulares que estão na região afetada. São dois tipos de alertas: severo e extremo. O programa foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom).
Quais desastres são alertados?
Os desastres que entram no sistema de alerta são: enxurradas, alagamentos, deslizamentos, chuvas intensas, granizo, inundações, rompimento/colapso de barragens, transporte de produtos perigosos rodoviário, vendaval, quedas – blocos, tornados, incêndios em aglomerados residenciais.
O que diz a Defesa Civil Nacional?
— A equipe técnica da Defesa Civil Nacional percorreu os estados, com treinamentos presenciais e capacitações, garantindo que os protocolos estivessem em conformidade com as diretrizes do sistema — comentou Wolnei Wolff, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã