Santa Catarina vive um ano marcado por fenômenos climáticos severos. Segundo a Defesa Civil estadual, 15 tornados foram registrados em 2025, número que supera os nove ocorridos em 2023 e o único registrado em 2024. E isto tem uma explicação: conforme o órgão, o Estado está situado segunda região do mundo mais propícia à ocorrência de tornados, atrás apenas das Grandes Planícies e o Centro-Oeste dos Estados Unidos.
Os primeiro tornados do ano em SC aconteceram em Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, e em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, em 9 de maio. Depois, foram mais 14 ocorrências. Os últimos registros ocorreram na última sexta-feira (7) em Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, devido à formação de um ciclone extratropical.
Ao NSC Total, a meteorologista Francine Sacco afirmou que o Oeste de Santa Catarina, assim como áreas do Paraná, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina, está inserido em uma zona de intenso contraste térmico, onde massas de ar frio e seco, vindas da região polar, colidem com massas de ar quente e úmido originadas da Amazônia.
— Esse encontro cria condições ideais para a formação de frentes frias, ciclones extratropicais e tempestades severas, que podem evoluir para tornados — explica.
Confira todos os tornados ocorridos em SC em 2025
Palmitos: 09/05/2025
Santo Amaro da Imperatriz: 09/05/2025
Lajeado Grande: 04/06/2025
Passos Maia: 23/06/2025
São José do Cerrito: 22-23/06/2025
Lages: 22-23/06/2025
Xavantina: 22/06/2025
Campos Novos: 29/06/2025
Barra Bonita: 20/09/2025
Itaiópolis: 03/11/2025
Dionísio Cerqueira: 07/11/2025
Xanxerê: 07/11/2025
Faxinal dos Guedes: 07/11/2025
Três tornados em um único dia
Na sexta-feira (7), três municípios do Extremo Oeste — Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes — foram atingidos por tornados durante a passagem de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical. Os ventos chegaram a 105 km/h, causando destruição em ginásios, residências e áreas rurais.
Entre sexta-feira e sábado (8), foram registrados alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, obstrução de estradas, falta de energia elétrica e deslizamentos, além de 32 pessoas desalojadas. Dionísio Cerqueira e Xanxerê decretaram estado de emergência.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos