SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC
Foto: Eduarda Demeneck, Arquivo NSC

Santa Catarina poderá ver a paisagem congelar a partir da madrugada desta segunda-feira, 27. Isso porque uma massa de ar frio passa pelo estado, deixando as temperaturas abaixo de 5ºC. O mesmo acontece em quase todo o Rio Grande do Sul e, também, em parte do Paraná.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta amarelo para a queda acentuada da temperatura nos três estados do Sul do Brasil. Segundo o Inmet, a condição deve seguir entre a madrugada desta segunda-feira, 27, até a noite de terça-feira, 28.

Como fica o tempo nas regiões de SC

De acordo com a Defesa Civil catarinense, na segunda-feira, 27, a frente fria se afasta do estado, dando lugar ao avanço de uma massa de ar seco e frio, associada a uma área de alta pressão atmosférica.

A partir disso, o dia ainda começa com muita nebulosidade pelo estado, mas diminui ao longo do dia, dando lugar ao predomínio de sol. Além disso, com o ingresso do ar frio, as temperaturas entram em declínio. As temperaturas mínimas variam entre 3°C e 7°C na Serra, 7°C a 10°C no Grande Oeste e de 10°C a 15°C entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte e entre 15°C e 18°C entre a Grande Florianópolis Litorânea e o Litoral Norte.

Com o aumento do vento sul na costa, o mar passa a ficar agitado com ondas de sul entre 2,5 a 3,0 metros no Litoral Sul, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas à atividades de pesca e navegação e prática de esportes náuticos.

Ainda segundo a Defesa Civil, terça-feira (28) começa com predomínio de tempo estável e temperaturas mais baixas em SC. No amanhecer, as temperaturas ficam próximas dos 0°C na Serra e em trechos do Meio-Oeste, onde há condição para formação de geada.

Fonte: NSC Total

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi