O planejamento para 2022 consolidou a parte da prevenção, tirando o foco da doença com o objetivo principal de proporcionar medidas para evitar problemas de saúde nas pessoas.
A Secretária de Saúde, Clair Heinen, chama atenção para a implantação de novos programas, entre eles o "Saúde na Comunidade", com o deslocamento da equipe de profissionais para um centro comunitário. Os eventos ocorreram em Conceição e Sede Capela com 14 oficinas focadas na prevenção. As demais comunidades serão contempladas no próximo ano. Clair lembra ainda dos programas Saúde na Escola, Caminhos do Cuidado, Práticas Integrativas do SUS e diversas palestras.
De acordo com Clair Heinen, as unidades de Saúde do município também registraram aumento de consultas. Segundo a Secretária da Saúde, atualmente existe uma ansiedade muito grande das pessoas procurarem atendimento médico em situações consideradas simples. Clair também diz que é possível identificar pessoas que repetem consultas em um dia nas unidades públicas do município e no outro dia no Hospital. Outro problema é a pressa em ter uma solução para o problema de saúde que está enfrentando. O grande número de pessoas que buscam atendimento médico geram acúmulo de pacientes nas seis unidades públicas do município e também no pronto socorro do Hospital Sagrada Família.
Nesta semana, a prefeitura de Itapiranga adquiriu também mais três veículos zero quilômetro. O investimento foi de quase R$ 300 mil reais. Dois veículos são destinados à secretaria municipal de Saúde, um para as demandas de rotina e outro para a Vigilância Sanitária. A Secretária Clair Heinen relata ainda aquisições de Vans para o transporte de pacientes. O investimento tem como finalidade a modernização da frota e a redução dos custos de manutenção e também proporciona melhor qualidade de atendimento aos pacientes. Diariamente a Secretaria da Saúde realiza o transportes de pacientes para diversas cidades em busca de tratamento especializado.
Fonte: Portal Peperi
Colisão entre carros deixa três feridos na SC-163 em São João do Oeste
Saída de pista deixa dois feridos no interior de Itapiranga
Dia de Finados reúne famílias no Jardim dos Ipês em São Miguel do Oeste
Temporal atinge casas, granjas e propriedades rurais em Santa Helena
Corpo de Bombeiros de Itapiranga conclui formação de turmas do Bombeiro Mirim
Temporal arranca telhado de salão comunitário no bairro São Luiz e prejuízo passa de R$ 30 mil
Morador relata estragos causados por tempestade que arrancou galpão no interior de Belmonte
Imagens mostram estragos causados por temporal em Paraíso
Temporal danifica estrutura de creche no bairro São Luiz em São Miguel do Oeste
Regional de Educação de Itapiranga aguarda avalição estadual para definir capacitações
Prefeitura alerta para falta de água no interior de Itapiranga
Três vacas morrem eletrocutadas durante temporal em Iporã do Oeste