Com a chegada dos meses mais quentes do ano, a prefeitura de São Miguel do Oeste intensificou os trabalhos no combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com coordenador do Setor de Combate a Endemias, Júnior Reis, o município começou a aplicar uma nova estratégia de monitoramento por meio de armadilhas, implantada com apoio dos governos Federal e Estadual.
“Essa nova rede vai nos auxiliar com dados mais precisos, direcionando nossas equipes para os locais com maior incidência do mosquito”, explicou Júnior em entrevista à Peperi.
Além do monitoramento, a equipe vem atuando com maior intensidade na remoção de focos e na deslocalização de criadouros por toda a cidade. Os containers de recolhimento de materiais estão circulando nos bairros. Nesta semana, o bairro Salete é o foco da ação, que depois seguirá para os bairros Sagrado Coração e, posteriormente, para a região central.
Segundo o coordenador, os esforços recentes já mostram resultados positivos, também favorecidos pelas condições climáticas. No entanto, ele alerta que a luta contra o mosquito não depende apenas da prefeitura. “A população tem um papel fundamental. Um dos nossos maiores problemas ainda é o descuido com piscinas.”
Júnior destacou que muitas piscinas residenciais estão servindo como criadouros, e pediu atenção especial à cloração da água. “A gente não exige que a água esteja limpa ou aspirada todos os dias, mas, no mínimo, precisa estar clorada. Isso já evita a proliferação das larvas”, reforçou. Ele também afirmou que o setor está disponível para orientar os moradores sobre a dosagem correta de cloro e outras medidas preventivas.
Por fim, o coordenador lembrou que os casos confirmados de dengue se estabilizaram no município, mas que a prevenção precisa continuar para evitar uma nova epidemia como a registrada no início do ano.
Fonte: Portal Peperi
Roubo à mão armada em vidraçaria termina com fuga internacional em Dionísio Cerqueira
Jovem sai ilesa após bater carro em caminhão estacionado em Iporã do Oeste
Trabalhador de 66 anos morre após ser atropelado por caminhão em empresa de Criciúma
Comarca de São Miguel repassa mais de R$ 1 milhão para projetos sociais na região
Programa DEL começa a demonstrar resultados positivos em São João do Oeste
PRF apreende mais de 700 quilos de maconha e recupera picape clonada no Oeste de SC
Assemit registra grande procura para primeiro Liquida Itapiranga
Mulher fica ferida em queda de motocicleta na SC-492, em São Miguel do Oeste
Sogra de condenado por tráfico de drogas em Itapiranga é absolvida
Marido e sogro são presos por feminicídio após simularem acidente para esconder morte de jovem em SC
Acidente em silo de grãos deixa um trabalhador morto em Guarujá do Sul
Com investimento de R$ 3 milhões, Senai inaugura sede em Mondaí