O prefeito Fernando Bisigo assinou o decreto na tarde desta sexta-feira, 13. A estiagem que castiga a região afeta o abastecimento de água no interior. O Município vai intensificar o transporte de água, principalmente para propriedades agrícolas. O decreto foi estabelecido após reunião da defesa civil com a equipe da prefeitura.
Bisigo salienta que os reservatórios de água estão em situação crítica e será preciso a contribuição de todos.
Conforme o prefeito, já foram credenciados quatro caminhões para o transporte de água, além de três tratores com tanques. O serviço será prestado em forma de plantão no fim de semana com objetivo de minimizar a situação de falta de água.
A falta de chuva causa perda significativa na produção agrícola. O Prefeito avalia que 30% das propriedades agrícolas de São João do Oeste necessitam de transporte de água para consumo de animais. Destaca que foram interrompidos todos os serviços de máquinas em estradas e acessos para auxílio na abertura de reservatórios de água. Além de máquinas do município, também serão disponibilizados serviços terceirizados.
O prefeito acompanha de perto a situação e está intermediando pedidos, colocando telefone e redes sociais à disposição para solicitações de transporte de água. Sem previsão de chuva para os próximos dias, o momento exige racionamento e controle no consumo para garantir água em situações emergenciais.
Fernando Bisigo diz que o decreto de Estado de Emergência exige atenção especial com o consumo de água. Ele recomenda que moradores do perímetro urbano evitem utilizar água do sistema público para lavar calçadas e veículos.
Cita que é preciso racionar o uso de água para evitar problema ainda maior. Segundo ele, a população costuma contribuir nestes momentos de dificuldade, controlando o consumo e evitando desperdícios.
O prefeito também chama atenção que os produtores rurais que tiverem condição de puxarem água que continuem contribuindo, pois não será possível atender a todos os pedidos, principalmente nos primeiros dias, devido a grande demanda que existe para o abastecimento de granjas de suínos, aves e gado leiteiro.
Fonte: Portal Peperi
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nesta quinta no Cine Peperi
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
FAESC diz que renegociação de dívidas pode aliviar situação dos produtores
Briga entre irmãos termina com um esfaqueado em Cunha Porã