Santa Catarina passou a adotar um novo modelo de gestão prisional e se tornou o primeiro estado brasileiro a transferir diretamente para a Polícia Penal a administração das vagas nas unidades prisionais. A mudança começou a operar em março deste ano, com a implantação da Central de Regulação de Vagas (CRV).
A estrutura foi criada para monitorar, em tempo real, a ocupação dos presídios, agilizar transferências de detentos e tornar mais eficiente a distribuição da população carcerária entre as unidades do estado.
Na prática, o sistema reduz etapas burocráticas dos processos administrativos e permite que decisões sobre ocupação e movimentação de presos sejam tomadas com apoio direto de profissionais que atuam diariamente no sistema prisional.
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social, a iniciativa representa um avanço na modernização da execução penal em Santa Catarina.
A secretária da pasta, Danielle Amorim Silva, destacou que o diferencial do modelo está na atuação permanente dos policiais penais e no acompanhamento contínuo das informações.
A Central funciona como um centro de monitoramento 24 horas por dia, acompanhando a disponibilidade de vagas, os índices de ocupação das unidades e o perfil dos custodiados. Com dados atualizados em tempo real, o sistema também auxilia o Poder Judiciário na tomada de decisões sobre encaminhamentos e transferências.
Além de otimizar o uso das estruturas já existentes, a CRV busca reduzir focos de superlotação e distribuir a população carcerária conforme critérios técnicos e de segurança.
Outro objetivo é aprimorar a triagem dos presos, garantindo a separação entre provisórios e condenados, além do encaminhamento adequado de acordo com o tipo de crime, histórico penal, comportamento e necessidades de segurança.
O Governo do Estado afirma que a Central também será uma ferramenta estratégica para a expansão do sistema prisional catarinense. A expectativa é criar mais de 9 mil novas vagas por meio do programa Administração Prisional Levada a Sério, permitindo um crescimento planejado e alinhado às demandas de cada região.
Fonte: ND+
Prefeito e Presidente da Câmara se manifestam após promulgação do Mais Agro em Itapiranga
Trabalhador morre após sofrer choque elétrico em Palma Sola
Prefeito afirma que SC-163 será revitalizada em breve entre SMO e Itapiranga
Mais de duas mil pessoas já fizeram a nova Carteira de Identidade em São José do Cedro neste ano
Polícia descarta que ossos encontrados em Pinhalzinho sejam humanos
Guaraciaba realiza Troféu Destaque no dia 28 de agosto
Câmara de São Miguel do Oeste aprova regulamentação da Ouvidoria
Parceria entre cooperativa e Assemit gera capacitação para 60 empresários de Itapiranga
Cláudio Castro volta a ser alvo de busca e apreensão em operação da PF
Inmet mantém alertas para tempestades com ventos de até 100 km/h em SC
Motorista da educação de São Lourenço do Oeste é afastado após denúncia envolvendo aluna menor de idade
Centro dos Idosos celebra sucesso de evento e reúne mais de mil participantes