Santa Catarina comemorou nesta terça-feira, 28, nove anos desde que foi certificada como Zona Livre da Peste Suína Clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal. Este reconhecimento, obtido em 2015, se soma ao título de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, conquistado em 2007, destacando a excelência do estado em sanidade animal.
As certificações refletem um esforço conjunto entre o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e do setor produtivo. Esta colaboração foi fundamental para erradicar doenças e assegurar a saúde pública e a prosperidade econômica da região.
Como maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina tem acesso aos mercados mais exigentes globalmente. A Cidasc, responsável pela defesa agropecuária do estado, mantém programas rigorosos de sanidade animal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária para preservar o status sanitário diferenciado.
O trabalho coordenado entre a Cidasc e toda a cadeia produtiva tem transformado a vida dos agricultores, promovendo o desenvolvimento do agronegócio e impulsionando a competitividade dos produtos catarinenses. Um dos pilares desse sucesso é a fiscalização rigorosa de veículos e cargas nas divisas do estado e em barreiras móveis nas estradas. A Cidasc opera 56 postos de fiscalização fixos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, assegurando a sanidade agropecuária, um dos maiores patrimônios de Santa Catarina.
Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc, destaca que além dos controles sanitários atuais, as ações inovadoras da equipe da Cidasc servem de modelo para outros estados. Iniciativas como a identificação e rastreabilidade bovina, a educação sanitária que alcança mais de 15 mil crianças no estado, e o pioneirismo em ser o primeiro estado livre de Febre Aftosa sem vacinação, são algumas das conquistas notáveis.
Fonte: Portal Peperi
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga