Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025 e bateu um recorde histórico de empreendedorismo. O volume de novos negócios é o maior já registrado em um ano em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O aumento acompanha os bons índices da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e conta com a maior formalidade do país.
As micro e pequenas empresas são a maior parte dos novos negócios. Juntos, os Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) representam 95% da abertura de CNPJs. Áreas como comércio, transporte, indústria, construção civil e serviços administrativos lideram entre os setores econômicos. Os dados consideram apenas as empresas constituídas.
“Esse número histórico deve ser comemorado. São milhares de catarinenses que foram à luta e estão realizando o sonho de abrir o próprio negócio. O empreendedorismo é uma marca do nosso estado porque o povo catarinense não espera cair do céu, ele arregaça as mangas e faz acontecer. O Governo do Estado está cumprindo sua parte ao não aumentar impostos e desburocratizar a economia”, destaca o governador Jorginho Mello.
Comércio e serviços lideram abertura de empresas
De acordo com dados da Jucesc, o segmento de comércio e reparação de veículos é o que mais abriu empresas em 2025, com 45 mil novos CNPJs entre janeiro e outubro. Na vice-liderança aparece o setor de transporte, com 37,8 mil empresas criadas. Em seguida estão a indústria de transformação (25,5 mil), atividades administrativas (25,5 mil), construção civil (23,1 mil) e atividades profissionais, científicas e técnicas (22,7 mil).
Uma das empresas abertas em 2025 é a cafeteria administrada pelo empreendedor Martinus Freitas, em Florianópolis. A unidade começou a atender o público há sete meses oferecendo cafés, lanches e doces, bem como espaço para eventos e trabalho remoto. “Já tive outras experiências, outros estabelecimentos, em sociedade. E sempre lutando, com altos e baixos, mas nunca desistindo de ser empreendedor. Sempre nesse meio da gastronomia e restaurantes, trabalhar com pessoas”, relata Martinus.
Conforme o empreendedor, a empresa conta com assessoria financeira, contábil e de marketing. “Tudo isso para ter um respaldo de saber onde você está pisando”, acrescenta. A cafetaria aposta em cafés especiais, com produtos selecionados e torra controlada, além do ponto diferenciado, que tem vista privilegiada para a ponte Hercílio Luz.
Unidade começou a atender o público há sete meses oferecendo cafés, lanches e doces, bem como espaço para eventos e trabalho remoto – Foto: SecomGOVSC
Aquecimento da economia incentiva novos negócios
A atividade econômica de Santa Catarina acumula alta de 4,9% em 2025, conforme o Banco Central, com elevação acima da média brasileira nos setores de indústria, comércio e serviços. O bom momento econômico, com consumo acelerado, incentiva a abertura de novos negócios, principalmente as micro e pequenas empresas.
“Santa Catarina vive um momento muito positivo na economia, com elevação no PIB, desemprego na mínima histórica e empreendedorismo em alta. Importante destacar que o estado é o mais formalizado do país, o que se reflete na criação de novas empresas. Isso acontece especialmente com os MEIs, que são a porta de entrada para o empreendedor crescer e evoluir para outros portes”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Governo de Santa Catarina desburocratiza o ambiente de negócios
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) e Jucesc, está desburocratizando o ambiente de negócios. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor e incentivar a abertura de empresas, bem como a atividade econômica.
Entre as ações está o Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, que foi sancionado em outubro. O programa visa desburocratizar e simplificar a abertura de empresas ao ampliar o rol de atividades econômicas consideradas de baixo risco. Ou seja, as empresas beneficiadas podem iniciar a atividade por meio de autodeclaração, sem necessidade de autorizações públicas.
Outra frente é o Programa Descomplica CBMSC, que reduz para apenas um dia o tempo para análise de projetos de prevenção e segurança contra incêndio. Conforme os bombeiros, o programa trouxe mais agilidade, padronização e transparência aos processos, reduzindo os prazos de atendimento em todo o estado.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos