O Partido dos Trabalhadores mobilizou a militância para acompanhar nesta terça-feira, 27, a visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, a obras nas rodovias federais de Santa Catarina. A estratégia integra uma série de recados pouco discretos que foram enviados nesta semana pelo PT ao MDB no Estado. O cabo de guerra é pelas entregas do governo federal.
Lula venceu as eleições em uma frente ampla e abriu o governo para os partidos que apoiaram o presidente no segundo turno. Mas o PT em SC avalia que vinha sendo omitido pelos parceiros no Estado.
Na segunda à tarde, lideranças petistas articulavam para que os atos desta terça tivessem “o carimbo do governo Lula”. O entendimento é que o MDB estadual vinha monopolizando a pauta da infraestrutura, que é o maior gargalo de SC e recebeu reforço de orçamento – o que significa que o governo federal terá o que entregar.
Vale a ressalva de que o mal-estar diz respeito às lideranças locais e não se estende ao ministro Renan Filho, que é emedebista e bem avaliado no governo – teve as falas em SC consideradas “irretocáveis”
Localmente, no entanto, outra sinalização já havia ocorrido na proposta de solução para a crise do Porto de Itajaí. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, “representando o Ministério dos Portos e o presidente Lula”. Décio Lima passou o fim de semana reunido com trabalhadores portuários afetados pela falta de movimentação de cargas.
Dias antes, imagens de uma reunião do ministro dos Portos, Márcio França, com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB) e os deputados federais Carlos Chiodini (MDB) e Jorge Goetten (PL), havia provocado ruído. A agenda ofuscou uma reunião de parlamentares petistas com o ministro, que ocorreu logo depois. O resultado é que o anúncio oficial de um novo modelo de autoridade portuária “apareceu na foto” com representantes do MDB e PL, partido de Bolsonaro.
Fontes do PT de SC dizem que o partido “não quer cometer os erros da era Luiz Henrique da Silveira”. Os tais erros incluiriam “deixar que usem as entregas do governo mas não sejam parceiros” no Estado.
Fonte: Portal Peperi
Roubo à mão armada em vidraçaria termina com fuga internacional em Dionísio Cerqueira
Jovem sai ilesa após bater carro em caminhão estacionado em Iporã do Oeste
Trabalhador de 66 anos morre após ser atropelado por caminhão em empresa de Criciúma
Comarca de São Miguel repassa mais de R$ 1 milhão para projetos sociais na região
Programa DEL começa a demonstrar resultados positivos em São João do Oeste
PRF apreende mais de 700 quilos de maconha e recupera picape clonada no Oeste de SC
Assemit registra grande procura para primeiro Liquida Itapiranga
Mulher fica ferida em queda de motocicleta na SC-492, em São Miguel do Oeste
Sogra de condenado por tráfico de drogas em Itapiranga é absolvida
Marido e sogro são presos por feminicídio após simularem acidente para esconder morte de jovem em SC
Acidente em silo de grãos deixa um trabalhador morto em Guarujá do Sul
Com investimento de R$ 3 milhões, Senai inaugura sede em Mondaí