A psicóloga Ana Paula Bianchini, da Secretaria de Saúde de São José do Cedro, expressou preocupação com o aumento do uso de cigarros eletrônicos (vapes) entre adolescentes. A especialista destacou que muitos jovens estão recorrendo ao vape como uma forma de lidar com a ansiedade, um problema de saúde mental cada vez mais prevalente.
"O uso do vape ou pod pelos nossos jovens e adolescentes, além do risco para a saúde, é proibido no Brasil. A comercialização desse item é ilegal, o que acarreta consequências físicas, psicológicas e legais", explicou Ana Paula.
A psicóloga ressaltou que, apesar da proibição da Anvisa, o uso de vapes tem crescido significativamente, especialmente em festas e locais fechados. Ela alertou para os efeitos negativos na capacidade respiratória dos jovens, que têm apresentado mais problemas de saúde, principalmente durante o inverno.
Ela explicou que a nicotina presente nos cigarros eletrônicos atua como um estimulante, levando a um estado de hiperestimulação que pode agravar problemas de saúde mental.
Ana Paula Bianchini enfatizou a importância de conscientizar os jovens sobre os riscos do uso de vapes e buscar alternativas saudáveis para lidar com a ansiedade e outros problemas emocionais. Ela também reforçou que a comercialização e o uso de cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, sujeitando os infratores a sanções legais.
Fonte: Portal Peperi
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos
Temporal provoca destelhamentos e atinge residências em Saltinho