O Extremo Oeste iniciou uma nova etapa para fortalecer o turismo regional. Está em andamento o Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado, que reúne os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). A iniciativa tem duração de 30 meses e segue até dezembro de 2027, com coordenação da Ameosc e apoio técnico do Sebrae/SC.
O objetivo é integrar os municípios e promover a região como um destino turístico unificado e competitivo, aumentando o fluxo de visitantes de forma sustentável.
“O projeto foi estruturado para fortalecer a imagem regional e estimular o turismo alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica o gerente regional do Sebrae/SC no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl.
Governança e qualificação já começaram
Entre as primeiras ações está o fortalecimento da governança regional. Um grupo de trabalho foi criado com representantes da Ameosc, Sebrae/SC, municípios e da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira.
Estão previstos encontros mensais para alinhamento estratégico, capacitações em gestão e políticas públicas de turismo, além de missões técnicas e apresentação de cases de sucesso.
O projeto também incentiva a formalização dos empreendimentos por meio do Cadastur e o cadastramento dos municípios no Mapa Nacional do Turismo.
Roteiros integrados e seminário ampliado
Segundo o turismólogo da Ameosc, Jacson Basso, o trabalho avança em várias frentes: gestão da marca turística, planejamento estratégico municipal, formatação de roteiros integrados e ampliação de parcerias.
Um dos destaques é a organização do 6º Seminário de Turismo da Ameosc, previsto para maio. O evento deve reunir cerca de 250 participantes, entre gestores públicos e representantes da cadeia produtiva, número semelhante ao da última edição realizada em Palma Sola.
A proposta é ampliar a participação para outras regiões do estado e reunir empreendedores, hotéis, restaurantes, agroindústrias, guias, agências de viagens e transportadoras turísticas cadastradas no Cadastur.
“Queremos criar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento profissional que impacte diretamente no desenvolvimento regional”, afirma Basso.
Além disso, o projeto prevê participação em feiras, promoção institucional e consolidação da marca Caminhos da Fronteira como identidade territorial da região.
Sobre o Sebrae
Em 2025, o Sebrae/SC completa 53 anos de atuação no fortalecimento dos pequenos negócios. Presente em todas as regiões do estado, a instituição é reconhecida nacionalmente e figura como a 4ª marca mais valiosa do país, com ativo estimado em R$ 33,9 bilhões.
Fonte: Portal Peperi
Homem é preso por violência psicológica contra a esposa em Guarujá do Sul
Ginásio da Igreja Matriz é alvo de furto e arrombamento em Campo Erê
Mulheres ficam feridas em colisão entre carro e moto no interior de Itapiranga
Seis envolvidos em furto a supermercado são identificados pela Polícia Militar em Campo Erê
Homem e mulher são presos por tráfico de drogas após abordagem da PM em São Miguel do Oeste
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro