O Extremo Oeste iniciou uma nova etapa para fortalecer o turismo regional. Está em andamento o Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado, que reúne os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). A iniciativa tem duração de 30 meses e segue até dezembro de 2027, com coordenação da Ameosc e apoio técnico do Sebrae/SC.
O objetivo é integrar os municípios e promover a região como um destino turístico unificado e competitivo, aumentando o fluxo de visitantes de forma sustentável.
“O projeto foi estruturado para fortalecer a imagem regional e estimular o turismo alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, explica o gerente regional do Sebrae/SC no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl.
Governança e qualificação já começaram
Entre as primeiras ações está o fortalecimento da governança regional. Um grupo de trabalho foi criado com representantes da Ameosc, Sebrae/SC, municípios e da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira.
Estão previstos encontros mensais para alinhamento estratégico, capacitações em gestão e políticas públicas de turismo, além de missões técnicas e apresentação de cases de sucesso.
O projeto também incentiva a formalização dos empreendimentos por meio do Cadastur e o cadastramento dos municípios no Mapa Nacional do Turismo.
Roteiros integrados e seminário ampliado
Segundo o turismólogo da Ameosc, Jacson Basso, o trabalho avança em várias frentes: gestão da marca turística, planejamento estratégico municipal, formatação de roteiros integrados e ampliação de parcerias.
Um dos destaques é a organização do 6º Seminário de Turismo da Ameosc, previsto para maio. O evento deve reunir cerca de 250 participantes, entre gestores públicos e representantes da cadeia produtiva, número semelhante ao da última edição realizada em Palma Sola.
A proposta é ampliar a participação para outras regiões do estado e reunir empreendedores, hotéis, restaurantes, agroindústrias, guias, agências de viagens e transportadoras turísticas cadastradas no Cadastur.
“Queremos criar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento profissional que impacte diretamente no desenvolvimento regional”, afirma Basso.
Além disso, o projeto prevê participação em feiras, promoção institucional e consolidação da marca Caminhos da Fronteira como identidade territorial da região.
Sobre o Sebrae
Em 2025, o Sebrae/SC completa 53 anos de atuação no fortalecimento dos pequenos negócios. Presente em todas as regiões do estado, a instituição é reconhecida nacionalmente e figura como a 4ª marca mais valiosa do país, com ativo estimado em R$ 33,9 bilhões.
Fonte: Portal Peperi
Começa debate da Rede Peperi com candidatos ao Senado por SC
Rio Uruguai ultrapassa 8 metros e para balsa na madrugada em Itapiranga
Mendonça diz que acesso a dados de celular de Vorcaro pode comprometer investigação
Candidatos começam a chegar para debate na Peperi
STF tem divergências sobre acesso a documentos do caso Banco Master
Colisão frontal deixa um morto e dois feridos na BR-282 em Maravilha
Peperi realiza hoje debate com candidatos ao Senado
São Miguel do Oeste promove noite de conscientização e valorização da vida no Setembro Amarelo
Bierwagen leva grande público à avenida no segundo dia de Kerbfest 2026, em Iporã do Oeste
Polícia conclui que falha humana causou acidente com ônibus que matou quatro na SC-492
Temporal causa estragos em residências de Itapiranga
Paraíso conquista SISBI e abre mercado nacional para produtos locais