Projeto Antifacção prevê até 30 anos de prisão para líderes de facções criminosas

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Projeto Antifacção prevê até 30 anos de prisão para líderes de facções criminosas
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (22) um projeto de lei que endurece o combate ao crime organizado no país. A proposta, chamada de Projeto Antifacção, foi enviada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, à Casa Civil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os principais pontos, o texto cria o crime de "organização criminosa qualificada", com pena de até 30 anos de prisão. A medida atinge diretamente lideranças e integrantes de facções. A proposta também prevê aumento de pena para o crime de organização criminosa simples, que passaria dos atuais 3 a 8 anos para 5 a 10 anos.

Outro destaque é a criação de um banco de dados nacional com informações estratégicas sobre integrantes de facções, como nome, apelidos, documentos, endereço e até DNA. O objetivo é melhorar o rastreamento e o compartilhamento de dados entre as forças de segurança.

A proposta também autoriza:

- Infiltração de policiais e uso de empresas de fachada em investigações;

- Apreensão de bens, direitos ou valores dos investigados já durante o inquérito;

- Monitoramento de encontros entre presos ligados ao crime organizado.

Lewandowski disse que o projeto busca atualizar a lei de 2013 sobre organizações criminosas, reconhecendo que só o aumento de pena não resolve o problema. Mas, segundo ele, pode inibir a atuação de criminosos de menor escalão: “A pessoa pensará duas vezes”, afirmou.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi