O governo federal apresentou nesta quarta-feira (22) um projeto de lei que endurece o combate ao crime organizado no país. A proposta, chamada de Projeto Antifacção, foi enviada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, à Casa Civil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os principais pontos, o texto cria o crime de "organização criminosa qualificada", com pena de até 30 anos de prisão. A medida atinge diretamente lideranças e integrantes de facções. A proposta também prevê aumento de pena para o crime de organização criminosa simples, que passaria dos atuais 3 a 8 anos para 5 a 10 anos.
Outro destaque é a criação de um banco de dados nacional com informações estratégicas sobre integrantes de facções, como nome, apelidos, documentos, endereço e até DNA. O objetivo é melhorar o rastreamento e o compartilhamento de dados entre as forças de segurança.
A proposta também autoriza:
- Infiltração de policiais e uso de empresas de fachada em investigações;
- Apreensão de bens, direitos ou valores dos investigados já durante o inquérito;
- Monitoramento de encontros entre presos ligados ao crime organizado.
Lewandowski disse que o projeto busca atualizar a lei de 2013 sobre organizações criminosas, reconhecendo que só o aumento de pena não resolve o problema. Mas, segundo ele, pode inibir a atuação de criminosos de menor escalão: “A pessoa pensará duas vezes”, afirmou.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos