Em uma noite marcada por emoção, conscientização e compromisso com a transformação social, 208 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino foram certificados nesta terça-feira (15) como participantes do programa Protetores do Lar, uma ação integrante da Rede Catarina de Proteção à Mulher, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A formatura aconteceu no auditório Celso Deon Lazzarotto, na sede administrativa do Sicoob Original, e reuniu autoridades civis e militares, lideranças empresariais, professores e familiares dos formandos.
A iniciativa é voltada à prevenção e combate à violência doméstica e familiar e, em São Lourenço do Oeste, foi desenvolvida ao longo de 2025 com estudantes da Escola de Educação Básica Sóror Angélica. Durante a formação, os alunos participaram de três encontros conduzidos por profissionais da segurança pública, da psicologia e do direito, com foco na quebra do ciclo da violência e na formação de uma nova mentalidade sobre relacionamentos saudáveis e respeito mútuo.
Segundo a cabo Kauana Bettanin Barp, da Companhia da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste e responsável pela coordenação local do projeto, o objetivo da ação é fomentar o conhecimento e a reflexão crítica entre os adolescentes sobre a violência de gênero, promovendo a cultura da paz desde o ambiente escolar. “Trabalhamos com a ideia de que só conseguimos combater um problema quando o compreendemos. Por isso levamos esse tema à escola em três momentos distintos: o primeiro com a Polícia Militar apresentando o trabalho da Rede Catarina; o segundo com a psicóloga Olívia Tenutti de Oliveira, que abordou os danos psicológicos da violência doméstica; e o terceiro com o olhar jurídico, com a participação da juíza Dra. Mirela Lissa Yasutomi e da promotora Dra. Ana Paula Rodrigues Steimbach, destacando o amparo legal da Lei Maria da Penha”, explica a cabo.
Além do conteúdo formativo, os alunos também produziram redações sobre o tema. Algumas delas revelaram situações reais de violência, demonstrando o impacto do projeto e seu papel na construção de uma rede de confiança com os adolescentes. “Essas redações foram profundas, impactantes. Algumas delas revelaram denúncias e situações que agora receberão atenção especial das autoridades”, destaca Bettanin.
A cerimônia de formatura também celebrou o apoio de parceiros institucionais e da iniciativa privada. Além do Ministério Público de Santa Catarina e do Poder Judiciário, o projeto contou com o apoio do Amauri Supermercados, que ofereceu premiações aos alunos, e do Sicoob Original, anfitrião do evento.
Para a diretora do Sicoob Original, Marciane Pagani, apoiar o Protetores do Lar está em sintonia com os valores cooperativistas. “Os objetivos dessa ação estão diretamente conectados aos princípios do cooperativismo, como o interesse pela comunidade, a responsabilidade social e a valorização do ser humano. Por isso, o Sicoob Original acredita e é parceiro dessa iniciativa tão necessária. Precisamos somar esforços para construir uma sociedade mais justa, segura e consciente”, pontua a diretora.
Manutenção
A cabo Bettanin ressalta que o programa não se encerra com a formatura. A previsão é de continuidade nos próximos anos, ampliando o alcance da ação. “Trabalhamos com as vítimas, com os agressores e com os filhos. Queremos abraçar todas as frentes envolvidas nesse problema e seguir plantando essa semente nos jovens para que sejam protagonistas na construção de lares protegidos, relações saudáveis e respeito mútuo”.
Conforme a cabo da PM, a formatura dos Protetores do Lar mostra que, quando há união entre poder público, instituições e comunidade, é possível promover transformações reais, que reverberam para muito além da escola. Ela defende que um passo firme no enfrentamento da violência doméstica começa com a educação e o engajamento de todos.
Fonte: Portal Peperi
Nos pênaltis, Porto Novo é campeão da Série Prata da Taça Amizade de Itapiranga
Cometa vence nos pênaltis e avança à final do Estadual de Amadores 2026
Inauguração da SC-305 reúne lideranças e garante novos investimentos para a região
Motorista sai ilesa após guard rail atravessar veículo, em Mondaí
Jovem morre após ser jogada sem cordas durante salto de rope jump no interior de SP
Casal fica ferido em saída de pista e capotamento na SC-305
Vini Jr. marca golaço, mas Brasil só empata com Marrocos na estreia da Copa
Homem é socorrido com grave ferimento por arma branca em SMO
Resolut Odontologia avançada é destaque no Empresas e Empresários
Ação no Calçadão conscientiza população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Itapiranga amplia atrações no Dia D no centro da cidade
Peperi Debates discute redução da maioridade penal