A primeira semana de verão em Santa Catarina promete termômetros na casa dos 38°C. É o que mostra a previsão divulgada pela Defesa Civil do Estado. Com temperaturas elevadas durante os dias e a presença da umidade, os moradores devem ficar atentos aos típicos temporais de verão.
O domingo, 21, primeiro dia da estação mais quente do ano, foi apenas uma prévia. Em Criciúma, por exemplo, os termômetros chegaram a 36,6°C. Em Blumenau e Florianópolis, chegou a 30,3°. Para quem ama todo esse calorão, pode comemorar porque vai continuar assim.
Nesta segunda-feira, 22, o dia até começa com algumas nuvens ofuscando o sol, mas à tarde o calor deve aumentar, com máximas chegando a 37°C no Litoral Sul e 35°C no Oeste e Extremo Oeste. Nas demais regiões, varia entre 27°C e 33°C. Nas áreas mais altas, as temperaturas serão mais baixas.
A atenção fica para o fim da tarde e começo da noite. Isso porque a combinação de calor, umidade e de um sistema de baixa pressão nos médios níveis da atmosfera favorece as pancadas de chuva e temporais bastante isolados, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Na terça-feira, 23, pouca coisa muda. Apenas o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte devem ter um pouco mais de nebulosidade. Durante a tarde, as temperaturas se aproximam dos 38°C no Litoral Sul e dos 35°C em partes do Grande Oeste, Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Para a quarta-feira, 24, véspera de Natal, o calor promete ser ainda mais forte. Isso mantém o alerta para temporais, especialmente na quinta (25), quando uma frente fria deve cruzar Santa Catarina.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos