A queda no preço pago ao produtor causa problemas e grande preocupação no meio rural. O Prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton, e o vereador do PL, Cornélio Schneider, estiveram até o final da tarde desta quinta-feira, 17, na capital federal.
A região é destaque na produção e possui grande importância na produção de leite. O debate na Frente Parlamentar é em apoio aos produtores de leite, visando cobrar medidas do governo federal para evitar a falência da cadeia produtiva de leite. Segundo o prefeito, é inadmissível o Brasil importar leite e derivados de outros países e não ter medidas de proteção ao produtor brasileiro. Anton contesta a clareza nas compras do Uruguai e Argentina, fator que causa problema interno.
O prefeito chama atenção para o grande potencial de municípios da microrregião, na produção de leite. Segundo Genésio Anton, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Santa Helena, possuem a mais alta produção de leite por quilômetro quadrado do Brasil. Ele chama atenção que São João do Oeste conquistou o primeiro lugar nacional em produção de leite por quilômetro quadrado.
O prefeito afirma que os municípios fazem sua parte e os produtores são exemplos de dedicação, competência e profissionalismo, porém, isso não é suficiente para garantir lucratividade. Anton cobra maior envolvimento do governo estadual e principalmente ações do governo federal para dar dignidade ao produtor rural e permitir investimentos e manutenção nas atividades desenvolvidas. O prefeito reforça que a cadeia produtiva do leite precisa de socorro urgente.
Reforma Tributária também foi tema da viagem do prefeito a Brasília. A matéria já foi aprovada na Câmara Federal e está em discussão no Senado. A Confederação Nacional dos Municípios realiza grande mobilização para evitar agravamento dos problemas já existente nas prefeituras. O Prefeito Genésio Anton destaca que os municípios recebem a menor fatia da arrecadação de impostos e a cada ano tem novos encargos, principalmente com folha de pagamento a partir de programas criados pelo governo federal. Anton reforça que o novo sistema castiga os municípios na divisão dos recursos. Ele alerta que 51% dos municípios do Brasil já estão com as contas no vermelho e esta situação deve piorar de maneira significativa.
O prefeito afirma que o Governo Federal repassa programas aos municípios, porém, sem as devidas compensações financeiras. Para Genésio Anton, esta é uma situação preocupante, pois as prefeituras não vão conseguir absolver as despesas extras que estão sendo geradas. Uma das questões abordadas em Brasília é sobre o piso dos professores e piso da enfermagem, pois os municípios não suportam estas contas.
Anton alerta que está em pauta quase 200 pisos de categorias para serem aprovados. Ele ressalta que não é contra os servidores e profissionais de diferentes áreas serem bem remunerados, porém, cada um deve ganhar dentro da realidade de cada município, sem comprometer outras ações coletivas devido a problemas no orçamento.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga define ações de combate à violência contra crianças e adolescentes
Dia Internacional da Dança é marcado por apresentações em Itapiranga
Falta d’água atinge bairros altos de São José do Cedro durante melhorias na rede
Veículo furtado da Prefeitura de Paraíso é recuperado quase um ano depois no Paraná
Cavalo “chora” em velório do dono e emociona família em Blumenau
Menino de 7 anos morre em capotamento de automóvel na BR-282
Estudante de Medicina morta no Paraguai foi estrangulada por ex-namorado brasileiro, diz MP
Carreta carregada com farinha de trigo pega fogo na SC-305 em São Lourenço do Oeste
Relator no Conselho de Ética vota para suspender Zé Trovão e mais dois deputados por motim na Câmara
CRAS de Guaraciaba recebe grande quantidade de doações na Campanha do Agasalho
Prefeitura de SMO abre inscrições para bônus rural a partir de 1º de maio
STF aceita denúncia e torna Gustavo Gayer réu por injúria contra Lula