Após o tornado que atingiu Dionísio Cerqueira, na última sexta-feira, 8, a prefeita Bianca Maran fez um alerta sobre a urgência de ampliar as ações de prevenção e resposta a desastres naturais nos municípios da região.
O fenômeno destruiu casas, espaços comunitários e arrancou o telhado da Escola de Educação Básica Jacob Maran, que não terá mais aulas presenciais neste ano. A decisão foi tomada em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação. As aulas seguem de forma remota até o fim do ano letivo. A prefeitura também ofereceu escolas municipais para o atendimento temporário de turmas.
Segundo a prefeita, técnicos da Secretaria de Estado da Educação estão avaliando as condições estruturais do prédio e estudam medidas para sua reconstrução. Paralelamente, a administração municipal trabalha com a área jurídica para viabilizar a reconstrução de casas e prédios comunitários danificados pelo temporal.
"Infelizmente, estamos vendo episódios climáticos como esse se tornarem mais frequentes. Nunca tínhamos vivido algo dessa magnitude aqui em Dionísio. Isso nos obriga a refletir e agir. Precisamos nos atentar aos alertas da Defesa Civil e fortalecer ainda mais nossos planos de contingência", afirmou Bianca Maran.
A prefeita explicou que o município elaborou, neste ano, um plano de contingência e que, durante o tornado, foi possível executar todas as ações previstas, o que contribuiu para uma resposta rápida à população.
"Temos que nos organizar junto à Defesa Civil municipal e levar esses alertas a sério. A previsão é de que tenhamos mais eventos extremos nos próximos anos. É hora de agir", concluiu.
Fonte: Portal Peperi
Prefeitura encaminha à Câmara projeto que cria o programa Valoriza Comunidade em SMO
Acidente entre carro e moto deixa dois jovens gravemente feridos na SC-492
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha
Homem é preso por tráfico de drogas em Maravilha
Homem é preso ao agredir companheira no centro de SMO
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em SJCedro
Adolescente é flagrado pilotando ciclomotor irregular e veículo é apreendido em SMO
Ameaça com faca e embriaguez ao volante terminam com dois presos em Bandeirante