Desde o ano passado, seis grupos já foram implantados, e na noite desta quarta-feira será realizada uma reunião com moradores dos bairros Ruschel e Vila Nova para a implantação do grupo também nestes locais.
Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento Milton Wolf, desde o ano passado já foram criados os grupos da Rede de Vizinhos abrangendo o comércio, a região Centro Leste, bairro Breunig e bairro Novo Horizonte. Na última semana foi efetivado o grupo do bairro Bom Jardim e Centro Oeste, e nesta quarta-feira, 29, será formada uma nova rede, envolvendo os bairros Ruschel e Vila Nova.
Nos seis grupos já implantados, são cerca de 500 participantes.
Para integrar grupos já formados, o sargento explica que o interessado precisa apenas procurar a PM e preencher o termo de responsabilidade referente à adesão ao programa.
Em locais onde ainda não há Rede de Vizinhos os moradores devem se organizar em grupos e entrar em contato com a Polícia Militar.
O sargento Milton Wolf enfatiza que este ano a prioridade é também ampliar a Rede de Vizinhos para as comunidades do interior. Todas as residências ou estabelecimentos que integram a rede recebem uma placa simbolizando a participação no programa.
Além dos grupos da Rede de Vizinho, o comandante lembra que a PM também mantém grupos da rede bancária com gerentes dos bancos e a rede da segurança escolar.
Conheça mais sobre a Rede de Vizinhos:
O que é?
A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e polícia militar, reúne vizinhos para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio
NÃO É UM CANAL DE EMERGÊNCIA
A REDE serve como canal de comunicação e interação entre os moradores, e entre esses e a Polícia Militar, a fim de prevenir ou solucionar problemas de ordem pública. As situações de emergências devem ser direcionadas, primeiramente e com a maior celeridade possível, ao 190 das Centrais Regionais de Emergências da Polícia Militar.
Caso haja uma emergência, o contato prioritário com a Polícia Militar deve ser a ligação ao 190.
A REDE não substitui a chamada ao 190. Mas, os problemas de emergência devem ser comunicados na REDE o mais breve possível, para que os vizinhos fiquem em alerta e exerçam a vigilância ativa da comunidade, repassando informações úteis a Polícia Militar.
Como funciona?
Os cidadãos que vivem ou trabalham em uma mesma vizinhança se reúnem sob a orientação da Polícia Militar e, após receberem informações básicas sobre prevenção, organizam uma REDE da vizinhança.
É realizado o cadastro dos integrantes da REDE e o grupo passa a utilizar um aplicativo de mensagens para a troca de informações e organização das ações desenvolvidas a fim de tornar a área mais segura.
Por que funciona?
Com a Rede de Vizinhos resgatamos velhas práticas que garantiam uma dinâmica saudável entre as comunidades.
Com isso, os criminosos passam a ter dificuldade e medo de atuar nessas comunidades, pois percebem que as pessoas estão atentas.
Cada pessoa passa a se cuidar da residência e comércio vizinhos, criando uma rede de segurança e ampliando a segurança do local.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado