A Polícia Militar emitiu um alerta à população sobre o aumento de ligações indevidas para a Central de Emergência 190, conhecidas como trotes, na região de São Miguel do Oeste e municípios vizinhos, no Extremo Oeste.
Segundo a PM, essas chamadas desnecessárias prejudicam o atendimento de ocorrências reais e podem colocar vidas em risco, pois ocupam linhas que deveriam estar disponíveis para quem realmente precisa de ajuda. São considerados trotes pedidos de socorro inexistentes, chamadas falsas ou sem necessidade real do 190, informações mentirosas sobre crimes ou emergências e brincadeiras que mobilizam equipes policiais sem motivo.
A PM ressalta que passar trote é crime previsto em lei. Além de gerar registro de boletim de ocorrência, a prática pode resultar em sanções legais. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis podem ser responsabilizados. O Código Penal Brasileiro, no artigo 266, prevê o crime de interromper ou perturbar serviço telegráfico, telefônico ou de comunicação, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.
Como exemplo recente, no último mês foi identificado um homem de 54 anos que realizava chamadas indevidas ou inexistentes à Central de Operações da Polícia Militar, responsável pelo atendimento de São Miguel do Oeste e outros 34 municípios do Extremo Oeste. Diante dos fatos, foi registrado um termo circunstanciado, e o homem irá responder em juízo pelo crime cometido.
Fonte: Portal Peperi
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local
Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e balsa continua sem travessia em Itapiranga
Jantar Alemão tem grande público na KerbFest de Iporã do Oeste
Temporais atingem 37 municípios e sete decretam situação de emergência em SC
Tornado mata agricultor e destrói casas em Misiones, na Argentina